A Codesp voltará a interditar o canal de navegação do Porto de Santos por seis dias, a partir desta sexta-feira até a próxima quarta-feira para a realização de serviços de mergulho. O trabalho integra o desenvolvimento de estudos ambientais relacionados ao licenciamento das obras de dragagem e derrocagem do complexo santista. Os trechos a serem avaliados estão nas proximidades do Terminal para Granéis Líquidos.
Nesta sexta, ficará impedida a passagem de navios das 8 às 11 horas. Já no domingo, será das 9 às 12 horas. Na segunda-feira, das 10 às 13 horas, na terça, das 12 às 15 horas, na quarta, das 14 às 17 horas e na quinta-feira, das 7h30 às 10h30.
Para evitar acidentes, a Docas solicita que os praticantes de esportes ou atividades náuticas evitem circular nos trechos nas datas e horários estabelecidos. A interdição também está sendo divulgada pela Capitania dos Portos de São Paulo no aviso aos navegantes.
Essa não é a primeira vez que a estatal paralisa o tráfego no canal para a realização de serviços subaquáticos. Em outubro, por exemplo, o canal foi interditado para a retirada de um corpo estranho metálico, que havia sido localizado Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Já no início do ano, em outra paralisação para a identificação de possíveis artefatos arqueológicos no fundo do canal, mergulhadores chegaram a encontrar os restos do navio Vernia, que afundou em 1950.