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Clippings - 01/09/11

Com expansão de terminais, Rio quer tirar carga de Santos

No momento, o Rio desfruta de pequena participação do movimento nacional de contêineres. Santos operou nada menos de 1,76 milhão de unidades no ano passado. Seguem-se Itajaí (SC), Rio Grande (RS) e Paranaguá (PR), cabendo ao Rio modesto quinto lugar, com 299 mil contêineres; em seguida vem o porto fluminense de Itaguaí, com 196 mil unidades. Mas o presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Jorge Mello, não se mostra contente com essa diminuta participação e diz que pretende brigar com Santos para receber mais contêineres, principalmente depois que os terminais Libra e Multiterminais fecharam acordo para ampliar sua capacidade no Rio.

Informa Mello que já terminou a dragagem e, com isso, na área dos dois terminais de contêineres o calado passou de 12 para 15 metros, podendo chegar a 15,5 metros, dependendo da maré. No momento, executa-se a batimetria, para confirmar a profundidade e, após a Marinha dar a devida autorização, o Rio poderá receber navios de 8 mil contêineres – talvez de 9 mil. Ao chegar o primeiro navio desse porte, deverá haver uma solenidade. De olho nos contêineres de Santos, Mello quer, futuramente, elevar o calado do Rio para 17 metros. Afirma que isso dará excepcionais condições ao Rio, pois em Santos seriam necessárias obras extras para que o calado possa superar 16 metros, devido a obstáculos naturais.

Libra e Multiterminais devem investir, em conjunto, R$ 1 bilhão para ampliar a área de recebimento de contêineres no Rio. Para isso, a CDRJ usará uma prática que tem sido aplicada em estradas, ferrovias, metrô e outras concessões: em razão dos investimentos privados, amplia-se o prazo de concessão. No caso do Rio, restavam 12 anos aos concessionários e o prazo agora será acrescido em 25 anos. Assim, as empresas ficarão com confortáveis 37 anos de domínio sobre a área, para o futuro.

O empreendimento irá precisar de licença ambiental, o que sempre é um problema para qualquer empreendedor, mas já estão sendo feitos contatos com as autoridades do setor. As obras devem começar no início de 2012 e em menos tempo deverão estar prontas as instalações da Multiterminais. A área de contêineres tomará o lugar do cais para veículos e, em compensação, será construído um edifício-garagem para os carros. Isso poderá estar pronto por volta de 2016. No caso da Libra, a conclusão da última etapa só se dará em 2023. É que a expansão se dará em direção ao mar, o que obrigará a uma sofisticada obra, com a instalação de estruturas vazadas, em que o terminal fique sobre pilares, de forma a manter normal o curso dágua. Essa parte sobre o mar terá 120 metros, constituindo-se em projeto de alta qualificação.