A revitalização dos ramais ferroviários pretende ampliar a movimentação de cargas, com ênfase para os fertilizantes
Em comemoração ao um ano de concessão, a Vports, o novo Porto de Vitória, anunciou o início das obras de expansão do complexo portuário. Uma das principais obras, a revitalização da pera ferroviária, está na fase final de detalhamento do projeto executivo de engenharia, com previsão de término ainda neste ano.
“Estamos com grandes e importantes projetos em nosso complexo portuário, marcando esse primeiro ano de gestão privado. O memorando de entendimento com a VLI, assinado no início do ano, é uma das principais frentes de dedicação de nossa equipe, buscando trazer benefícios de eficiência e qualidade. O início das obras marcará o pontapé inicial para uma transformação que revitalizará a ferrovia, impulsionará o escoamento de cargas e abrirá as portas para investimentos significativos, fortalecendo nossa infraestrutura portuária”, reforça Ilson Hulle, diretor-presidente da Vports.
Assinado em fevereiro, o memorando de entendimento com a VLI visa aumentar o volume de cargas escoado, passando das atuais 8 milhões de toneladas para 13 milhões de toneladas em 2028.
A partir de estudos realizados pela VPorts e VLI, serão realizadas adequações e capacitações de ramais ferroviários que acessam o porto. Também serão atendidos os ramais internos à poligonal do terminal, a capacidade de píer – envolvendo berços, calado e equipamentos, entre outros aspectos – e sistemas de carregamento, descarregamento e armazenagem estática das cargas a serem movimentadas. As obras que começam no início do ano que vem serão concluídas em setembro de 2024.
No primeiro momento, a nova estrutura ferroviária — que estará ligada à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), atendendo a regiões em Minas Gerais e Goiás — será utilizada especialmente para movimentação de fertilizantes e farelo de soja.
Fonte: Revista Portos e Navios