unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 14/07/10

Começa produção contínua no pré-sal: campo no Espírito Santo será o 1º

A Petrobras começará a produzir na quinta-feira, pela primeira vez em caráter contínuo, em campos do pré-sal. Será na área de Baleia Franca, no litoral do Espírito Santo, distante 76 quilômetros da costa.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, vão participar da solenidade, que dará início formal à produção, no navio plataforma Capixaba, que vai retirar petróleo também do campo de Cachalote, no pós-sal.

– Será a primeira produção em caráter ininterrupto de um campo do pré-sal no país. Os campos de Jubarte e Tupi ainda operam sob regime de testes – disse o governador Paulo Hartung.

O campo de Baleia Franca, que fica na região do Parque das Baleias, deverá produzir cerca de 40 mil barris de petróleo por dia. Com os novos campos, o Espírito Santo deverá alcançar a marca de produção de 300 mil barris por dia. Atualmente a produção é de 220 mil barris. A expectativa é que alcance 500 mil barris diários em um ano e meio.

O governo do Espírito Santo, segundo maior estado produtor de petróleo do país atualmente, calcula em 12 bilhões de barris o potencial da reserva do pré-sal no seu litoral, dos quais cerca de oito bilhões estão em blocos ainda não concedidos. Na região do chamado Parque das Baleias, já concedida à Petrobras e a parceiros privados, a estimativa é que as reservas de óleo atinjam quatro bilhões de barris.

Nessa região está o campo de Jubarte, onde desde 2001 se explora petróleo no pós-sal e, desde setembro de 2008, também no pré-sal. Se forem confirmados esses volumes, os cofres estaduais poderão receber R$ 3,3 bilhões ao ano em participações governamentais (royalties e participações especiais), conforme a legislação vigente.