unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 17/08/22

Comercializadores compraram 13 mil m³/dia de gás em junho deste ano, diz a ANP

Cerca de 13 mil m³/dia de gás natural foram vendidos aos comercializadores em junho, representando um aumento de 20% ante o volume vendido no mês anterior (10 mil m³/dia), segundo dados do Boletim Mensal da Comercialização do Gás Natural da ANP, divulgado na segunda-feira (15).

A venda de gás aos comercializadores é uma seção nova no Boletim Mensal, tendo sido incluída em março deste ano pela agência reguladora. “Ela foi criada devido ao processo de abertura do mercado de gás natural, com a entrada de novos agentes vendedores comprando e vendendo gás nas bordas da malha integrada do sistema de transporte”, explica a ANP em comunicado.

Essa seção contempla as vendas de gás processado com troca de custódia na saída de UPGN, terminal de GNL ou ponto de recebimento da malha de transporte (exceto quando os adquirentes são consumidores livres ou distribuidoras, que possuem sua categoria própria no boletim).

O volume vendido aos comercializadores em junho é semelhante ao volume que foi vendido em janeiro (13,4 mil m³/dia), sendo este o maior volume vendido aos comercializadores até o momento, segundo os dados da ANP.

Vendas aos comercializadores (Fonte: ANP)

Já as vendas às distribuidoras e aos consumidores livres – cujo grupo é separado em duas categorias: térmicos (quando há exclusividade do ponto de transferência do gás para uma unidade térmica) e não-térmicos (os demais mercados, ainda que incluam uma térmica entre os pontos de transferência no contrato) – totalizaram 11,1 mil m³/dia e 44 mil m³/dia, respectivamente, no mês de junho.

Na categoria “térmico”, o destaque vai para os volumes comercializados pela Região Norte-Nordeste em junho, que totalizaram 10 mil m³/dia, representando um aumento de 171% ante o mês de maio (4 mil m³/dia). Na Região Sudeste-Sul-Centro-Oeste, as vendas saíram de 537 m³/dia em maio para 154 m³/dia em junho.

Por sua vez, os volumes de venda na categoria “não-térmico” foram maiores na Região Sudeste, totalizando 27,5 mil m³/dia, alinhado com os volumes vistos na região no mês anterior (27,1 mil m³/dia). Em segundo lugar no ranking, aparece a Região Norte-Nordeste (11 mil m³/dia em junho, também semelhante ao mês anterior) e, depois, a Região Sul-Centro-Oeste, com 5,3 mil m³/dia em junho (também alinhado ao mês de maio).

Vendas às distribuidoras de gás natural e consumidores livres (Fonte: ANP)

Fonte: Brasil Energia