
A Vports, que administra os portos de Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho, no Espírito Santo, anunciou nesta segunda-feira (10) a assinatura com a Comexport, que atua no comércio exterior, de contrato para ampliar em 16.000 metros quadrados (m²) a área de atuação e armazenamento da empresa no complexo portuário de Vitória e Vila Velha. Com isso, segundo a autoridade portuária, o estado terá aumentada em 200.000 unidades por ano sua capacidade de receber veículos e incrementará as importações de máquinas, equipamentos e de cargas especiais, que exigem operações específicas para a movimentação.
Desde 2023, a Comexport é a única empresa a operar um terminal de veículos (TEV) no porto capixaba. Segundo Alan Goldlust, presidente da companhia, a iniciativa representou avanço para as operações no segmento e que será ampliado ainda mais com o novo contrato e a expansão da área para atender aos mercados automotivo, de máquinas e de equipamentos.
A Vports anunciou também que de janeiro a setembro, 3,8 milhões de toneladas chegaram ao Brasil pelo complexo portuário de Vitória, resultado que já supera o de todo de 2024. Os números foram puxados pelas importações de máquinas e equipamentos, que cresceram 49% em relação ao ano anterior, e há expectativa de mais altas com a ampliação da área da Comexport.
Fonte: Revista Portos e Navios