O Comitê de Cooperação Técnica (TCC) da Organização Marítima Internacional (IMO) tem como objetivo analisar as questões relacionadas à implementação de projetos de cooperação técnica, principalmente garantindo que estejam alinhados com as Direções Estratégicas da IMO e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Durante sua última reunião, realizada em Londres entre 24 e 28 de junho, foi enfatizada a importância da cooperação técnica para os Estados em desenvolvimento, notadamente os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS) e os Países Menos Desenvolvidos (LDCs).
O Comitê também discutiu uma atualização da estratégia abrangente para o período de 2021 a 2030, cujo objetivo é melhorar a cooperação técnica de maneira coesa e eficaz, unificando três estratégias existentes em uma abordagem integrada. Foi estabelecido um Grupo de Trabalho para analisar detalhadamente essa estratégia e apresentar um relatório ao Comitê, o qual ainda não foi concluído. Todavia, analisando as discussões realizadas, espera-se que as estratégias sejam convertidas em objetivos específicos de curto e médio prazo, como a IMO vem realizando com todos os seus programas.
A agenda também incluiu discussões sobre a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, planejamento e relatórios de cooperação técnica, mobilização de recursos, presença e coordenação regional, o esquema de auditoria dos Estados Membros da IMO, avaliação das atividades do Programa Integrado de Cooperação Técnica (ITCP) para o período de 2020 a 2023, fortalecimento do papel das mulheres no setor marítimo e instituições globais de treinamento marítimo.
A cooperação técnica tem especial importância no contexto da IMO, pois ao contrário de outras indústrias, as obrigações que resultam na efetivação dos objetivos do desenvolvimento sustentável são normas exigíveis por meio das Convenções e seus protocolos.