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Clippings - 01/11/10

Comitiva da ANTAQ visita Porto do Rio de Janeiro

Os diretores da ANTAQ Fernando Fialho (diretor-geral) e Tiago Lima, acompanhados de técnicos da Superintendência de Portos da Agência, visitaram ontem (28) o terminal de passageiros e os terminais de cargas Multicar/Multirio, Libra e Ultracargo, no Porto do Rio de Janeiro, na capital fluminense. A comitiva da ANTAQ foi recebida pelo presidente da Companhia Docas do Estado, Jorge Mello, e por dirigentes da CDRJ.

A primeira etapa da visita foi ao terminal de passageiros, no complexo do Pier Mauá, onde serão realizadas obras de ampliação e melhorias, visando a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

No processo de revitalização, o terminal, arrendado à empresa Pier Mauá S/A., deverá ganhar mais dois armazéns. Atualmente, a estrutura contempla quatro armazéns, além do prédio do Touring, onde estão distribuídos lojas, restaurantes e espaços para eventos. Três dos seis armazéns do complexo serão utilizados na ampliação da área destinada à recepção de passageiros e bagagens.

A iniciativa integra o projeto “Porto Maravilha”, da prefeitura carioca, que prevê a realização de megainvestimento na infraestrutura do entorno do porto, envolvendo recursos da ordem de cinco bilhões de reais.

Só em obras para melhorias de atracação do terminal (ampliação do cais e instalação de fingers e esteiras para embarque e desembarque de passageiros, entre outras), o presidente da CDRJ informou que serão investidos R$ 340 milhões. O projeto de ampliação do terminal deverá ser encaminhando à ANTAQ nos próximos meses.

Pelo segundo ano consecutivo, o terminal carioca foi escolhido o melhor da América do Sul, por uma organização especializada internacional. Em 2009, passaram pelo terminal 500 mil passageiros, e, este ano, a movimentação deverá superar a casa dos 600 mil passageiros. Com a expansão, a expectativa é chegar aos dois milhões de passageiros/ano.

Na sequência, a comitiva da ANTAQ visitou os terminais de movimentação de cargas Multicar (automóveis) e Multirio (contêineres), pertencentes a holding Multiterminais. Depois, foi a vez do terminal de contêineres da Libra e, por último, do terminal de líquidos, da Ultracargo. O terminal, pertencente ao Grupo Ultra, é o único terminal arrendado do Estado dedicado à movimentação de granéis líquidos.

Responsável pela movimentação de 100% da produção de automóveis das fábricas da Peugeot-Citroen, em Rezende (RJ), e da Mercedes Bens, em Juiz de Fora (MG), e de parte da produção da fábrica da Fiat, em Betim (MG), o Multicar deverá investir R$ 129 milhões na sua expansão.

Segundo a direção do terminal, os investimentos irão dobrar a extensão do cais, atualmente de 180 metros, e ampliar o calado de dez para 13 metros. A expectativa é ampliar a capacidade de movimentação do terminal, que deverá sair de 243 mil veículos/ano para 326 mil veículos/ano, com a construção do primeiro edifício garagem, e subir para 450 mil veículos/ano, após a construção do segundo edifício garagem.

Já no Multirio, a arrendatária vai investir R$ 362,6 milhões. Os recursos serão aplicados na ampliação da extensão do cais, de 533 metros para 800 metros, e no aumento da profundidade do calado, de 12,6 metros para 15 metros. Com os investimentos, a expectativa da empresa é ampliar a movimentação de 760 mil TEU/ano para um milhão de TEU/ano.

O terminal da Libra também promete investir alto em expansão. No terminal, serão aplicados R$ 543 milhões no prolongamento do cais, além de outras obras de infraestrutura, compra de novos equipamentos de movimentação e no sistema de controle informatizado de embarque e desembarque da carga.

Desse montante, a CDRJ deverá entrar com R$ 85 milhões, para pagamento de um dívida antiga com a arrendatária, a serem empregados no aterro da área conhecida como “piscinão, ampliando o pátio do terminal. Com a expansão, o terminal terá sua capacidade de movimentação aumentada para um milhão de TEU/ano e sua produtividade ampliada para 60 contêineres/hora.

O projeto de expansão do terminal da Ultracargo, por sua vez, contempla a construção de mais 8.000m3 de tanques, na área do terminal. A empresa também está buscando uma área próxima, dentro ou fora do porto, para construir mais 38.500m3. Apenas em tancagem, os investimentos somam cem milhões de reais. Os investimentos do Grupo, contudo, dependem da definição da situação da prorrogação do contrato da arrendatária.

O terminal do Grupo no Rio é especializado na movimentação de não-inflamáveis. Por ano, são movimentadas 120 mil toneladas de soda cáustica, 32 mil toneladas de óleos básicos lubrificantes e seis mil toneladas de potassa cáustica.

Comitiva da ANTAQ

Além dos diretores Fernando Fialho e Tiago Lima, integraram a equipe da Agência na visita ao Porto do Rio de Janeiro o superintendente de Portos, Giovanni Paiva, o gerente de Portos Públicos, Jair Galvão, o procurador-geral da Agência, Glauco Moreira, o procurador Fábio Alves de Sá, e o assessor técnico da Diretoria, Fernando Serra.

Assessoria de Comunicação Social/ANTAQ
Fone: (61) 2029-6520
FAX: (61) 2029-6517
E-mail: asc@antaq.gov.br