Possibilidade de fornecimento de equipamentos nas áreas de petróleo, gás natural e combustíveis renováveis será a pauta a ser discutida com o ministro de Minas e Energia Edison Lobão e secretários.
Transporte urbano e oferta portuária estão entre as prioridades do grupo, formado por representantes do governo
Em paralelo, empresários poloneses dos setores de TI e alimentos, além de renomada universidade médica, participam de rodada de negócios na Fiesp.
Em missão comercial no Brasil, comitiva polonesa desembarca esta semana na capital paulista com o objetivo de estreitar as relações comerciais entre os dois países assim como vislumbrar possibilidades de cooperação entre a Polônia e os estados de São Paulo e Paraná. Em ambos os estados, a idéia é apresentar propostas em transporte, já que a Polônia está entre os maiores produtores de ônibus urbanos da Europa – representando 75% da produção, assim como possibilidades de negócios nos portos de Santos e Paranaguá, respectivamente.
Liderada pelo vice-ministro de economia da Polônia, Adam Szejnfeld e também pelo Embaixador da Polônia no Brasil, Jacek Junosza Kisielewski, a delegação é composta pelo secretário de estado e pelo governador de Wiekopolska, Marek Wozniak, pelo representante do Ministério de Relações Exteriores da Polônia, Marek Makowski, pelo conselheiro comercial da embaixada da Polônia no Brasil, Piotr Maj, e por empresários poloneses dos setores de TI e alimentos, além de representante da Universidade Médica de Poznan, que realizam rodadas de negócios na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp.
Na programação paulista, a agenda dos representantes do governo polonês destaca encontros com autoridades Estaduais (Alberto Goldman, vice-governador de São Paulo), Municipais (Alfredo Cotait, secretário de Relações Internacionais), além de importantes instituições como Companhia de Comércio Exterior – Comexport e Federação do Comércio do Estado de São Paulo – Fecomércio.
No Paraná, Beto Richa, prefeito de Curitiba, assim como Orlando Pressuti, vice-governador do Estado, recebem a delegação, que ainda visita o Porto de Paranaguá. A viagem ao Brasil ainda terá passagem por Brasília, onde a comitiva se encontra com o secretário executivo Ivan Ramalho (Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC), para falar sobre cooperação comercial entre Brasil/Polônia, investimentos entre os dois países, novos nichos de mercado e cooperações comerciais com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – APEX e também com Agência Polonesa para a Informação e Investimento Externo – PAIZ.
Possibilidade de fornecimento de equipamentos nas áreas de petróleo, gás natural e combustíveis renováveis será a pauta a ser discutida com o ministro de Minas e Energia Edison Lobão e secretários. Ainda no Distrito Federal, está marcada uma reunião com o General José Elito Carvalho Siqueira – secretário de Logística, Mobilização e Tecnologia do Ministério da Defesa. O tema a ser discutido são cooperações entre empresas polonesas e brasileiras na área de defesa assim como detalhes do Fórum de Defesa Brasil-Polônia, planejado para outubro em São Paulo, que vai contar com a presença de ministros e uma delegação de 60 empresários poloneses.
Outra missão a ser cumprida é a abertura oficial dos escritórios de representação de Wiekopolska nas cidades de São Paulo e Curitiba. A região, que tem como capital a cidade de Poznan, tem um grande potencial científico, além de ser um grande centro econômico, cultural e industrial.
RODADA DE NEGÓCIOS
Data: 24/08
Horário: das 9h às 12h
Local: Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp (sala 1140)
Empresas polonesas
Verax Systems
Consultoria especializada em soluções de TI para telecomunicação, bancos e mercados horizontais com clientes nos cinco continentes.
Exant
É uma companhia mundial com 11 subsidiárias em 9 países em torno do mundo. Líder em front office solutions.
SuperMemo World
É uma companhia educacional, que introduz o último modelo tecnologias na aprendizagem e memorização. O método foi executado no software do PC chamado SuperMemo UX, A plataforma Supermemo.net é uma da academia polonesa a maior do ensino eletrônico da eficácia elevada e de uma grande comunidade dos principiantes no mundo inteiro. É visitada perto sobre mil estudantes diariamente.
PrimeSoft Polska Sp. z o.o.
Desenvolvimento e a implementação de soluções de TI na escolha de objetivos na complexa operação de fluxo de informações nos negócios. A oferta é dirigida às companhias médias e grandes e às instituições dedicadas ao controle eficiente da informação. O sistema da V-Mesa é baseado na tecnologia do Internet qual o faz muito flexível. O processo de implementação é possível nas únicas companhias do escritório ou nas grandes instituições com multidepartmentos com operações distribuídas ou baseadas em uma rede de agentes móveis que exigem o acesso de dados remotos.
Universidade Médica de Poznan
A Universidade fica entre Varsóvia e Berlim, possui rica tradição acadêmica, que vem desde os tempos da Renascença.
Paula
Líder polonesa no ramo alimentício. Fabrica desde frutas, sucos concentrados, vegetais, além de aditivos encontrados em vários produtos alimentares como molhos e sobremesas.
Empresas brasileiras
Além destas citadas abaixo, também vão participar empresas membros da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – Brasscom e também da Sociedade Brasileira para promoção da Exportação de Software – Sociedade Softex.
Next Generation Consulting
Focada na implementação de soluções de sistemas integrados de gestão (ERP) , BI-Business Intelligence bem como soluções focadas em projetos na área de Banco de Dados.
Delta Tech
A Delta Tech possui 8 anos de experiência em desenvolvimento de soluções para internet. Com clientes nas áreas de serviços, comércio, indústria e terceiro setor, já produzimos mais de 300 projetos para pequenas, médias e grandes empresas.
Criamos soluções baseadas em necessidades exclusivas de cada cliente, desde o desenvolvimento de sistemas avançados ao design de portais corporativos, acessíveis pela web ou por dispositivos móveis.
CPM Braxis
A CPM Braxis atua em Consultoria de TI, Outsourcing de Aplicações, Soluções de Infra-estrutura e Soluções de Negócio, sempre com ênfase nas melhores práticas dos principais segmentos de mercado (Finanças, Indústria, Comércio, Serviços, Telecomunicações e Governo). Maior empresa brasileira de serviços de TI, a CPM Braxis é a primeira companhia nacional a conquistar o CMMI 5 na versão DEV 1.2, inclusive em ABAP. É também Cisco Gold Partner e Microsoft Certified Partner.
Softtek
Fornecedora global de soluções de TI e processos de negócio, integrada por aproximadamente 6.000 colaboradores e 30 escritórios na América do Norte, América Latina, Europa e Ásia. Conta com 9 Centros Globais de Entrega no México, China, Brasil, Argentina e Espanha, a Softtek oferece soluções rentáveis e de alta qualidade a corporações líderes em mais de 20 países, empregando modelos de entrega de serviços on-site, on-shore, offshore e através do modelo Global Nearshore™, marca registrada da Softtek. Criadora e líder da indústria Near Shore®, a Softtek é a maior fornecedora independente de serviços de TI da América Latina.
Hughes Comunnications
Líder mundial no oferecimento de banda larga via satélite.
BRQ
Uma das principais empresas de Serviços de TI do Brasil. Focada em Serviços de Application Outsourcing em Tecnologia da Informação, possui grande know-how no setor financeiro, além de ser reconhecida também em outros segmentos. (Fonte: Portal Nacional de Seguros – Santos,SP