unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 21/09/23

Como Minas Gerais se tornou uma potência de geração solar

Boa irradiação não é único motivo, explica Pedro Sena, superintendente de política minerária, energética e logística do estado

A capacidade instalada de energia solar fotovoltaica no estado de Minas Gerais ultrapassou os 6 GW, sendo geração centralizada (3,08 GW), e geração distribuída (2,99 GW). Somente de 2019 a 2023, foram cerca de R$ 84 bilhões em empreendimentos de geração solar no estado.

Além de incentivos fiscais, o governo trabalhou na simplificação do ambiente de negócios e na celeridade do licenciamento ambiental, como explica o superintendente de política minerária, energética e logística de Minas Gerais, Pedro Sena. Ele conversou com o estúdio epbr nesta quarta-feira (20/9) durante os Diálogos da Transição 2023 da epbr, que acontece ao longo desta semana (veja a íntegra da entrevista acima).

“Adotamos políticas públicas eficientes dessa cadeia produtiva. Políticas públicas essas que consideram incentivos, sobretudo fiscais, que foram renovados agora por mais 10 anos, até 2032, e isso permitiu que os investimentos se aflorassem aqui (…) Tanto na geração centralizada quanto na distribuída, Minas Gerais é líder”.

Segundo Sena, a redução da burocracia fez com que os empreendimentos fossem licenciados de forma mais célere.

“Empreendimentos desses de energia renovável, energia limpa, energia barata. E isso deu um salto. Fez com que a energia solar fotovoltaica saísse de menos de 4 % da nossa matriz para aproximadamente agora quase 20%”, diz Sena.

O governo também trabalhou na capacitação dos gestores municipais, para que os municípios pudessem desenvolver os seus projetos de energia solar fotovoltaica, seja na instalação de painéis solares em prédios públicos, ou na melhora dos ambiente de negócios para atração de empresas do setor.

“Algumas prefeituras lançaram também seus próprios programas de energia solar fotovoltaica. Hoje, dos 853 municípios do estado, todos eles têm um módulo solar fotovoltaico gerando energia. Ou seja, 100% do estado é coberto com energia solar fotovoltaica”

Nesta quinta-feira, nos Diálogos da Transição 2023, a agência epbr vai discutir novas tecnologias para renováveis no país, como baterias, usinas híbridas e solar flutuante

Fonte: EPBR