unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 05/08/10

Companhia inaugura operação de rebocadores

A Vale realizou ontem, dia 4, em Bento Ferreira (Vitória – ES) a cerimônia de batismo dos rebocadores Brucutu e Itabira, duas das 51 embarcações encomendadas pela empresa em estaleiros brasileiros. Construídos no Estaleiro Detroit, em Santa Catarina, os rebocadores perfazem investimentos de cerca de R$ 24 milhões.

Os dois rebocadores serão alocados à frota que apóia as operações do Porto de Tubarão (ES). Com 55 toneladas de tração estática, as unidades aumentarão a produtividade do porto, além de proporcionar mais segurança às manobras dos maiores navios graneleiros que operam hoje no mundo.

As encomendas da Vale a estaleiros nacionais totalizam investimentos de R$ 403,9 milhões e contribuem para o aquecimento da indústria naval brasileira. Além do Brucutu, do Itabira e do Sossego (entregue ano passado), estão sendo construídas outras 12 unidades, dois comboios fluviais – formados por 32 barcaças e dois empurradores – e dois catamarís para transporte de passageiros, totalizando 51 embarcações.

Os rebocadores irão operar no Complexo de Tubarão, no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA), no Terminal da Ilha Guaíba -TIG (RJ), no Porto de Vila do Conde e em Porto Trombetas (PA). Os catamarís, por sua vez, farão o transporte de empregados da Vale que trabalham no Terminal da Ilha Guaíba (TIG). Já os comboios fluviais atenderão à Mina de Urucum, em Corumbá (MS).