A TNK-BP comprou da BP ativos na Venezuela e no Vietní que teve de vender para cobrir custos gerados pelo desastre do vazamento de petróleo no golfo do México .
A russa TNK-BP está preparada para investir US$ 1 bilhão para comprar uma participação em campos de óleo e gás no Brasil, como parte de estratégia de expansão internacional, publicou o jornal Kommersant nesta quinta-feira.
A companhia é metade controlada pela britânica BP e analistas afirmam que, por causa do fracasso da BP em assegurar um acordo com a maior petrolífera da Rússia, Rosneft, a TNK-BP tem capacidade limitada de obter novas licenças de exploração de hidrocarbonetos na Rússia.
A TNK-BP comprou da BP ativos na Venezuela e no Vietní que teve de vender para cobrir custos gerados pelo desastre do vazamento de petróleo no golfo do México. O Kommersant, citando fontes de mercado, publicou que a TNK-BP está negociando a compra de até 45% dos campos de petróleo e gás da brasileira iniciante HRT Participações.
Representantes da TNK-BP e do consórcio de empresários da companhia, AAR, não comentaram o assunto.
O jornal publicou que a companhia quer comprar os campos, localizados na bacia do rio Solimões, na Amazônia, e uma operação será considerada depois que a HRT comprar participação de sua sócia Petra Energia do Brasil.
A publicação informa que a TNK-BP avaliou os recursos dos campos em 2 bilhões de barris de óleo equivalente.