unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 19/05/10

Companhias protestam contra novas regras para emissão de SO2

Produtores, embarcadores e armadores europeus se uniram para protestar contra as novas regras para redução de emissão de dióxido de enxofre que estão para entrar em vigor na Europa.

Todos se opõem ao regulamento que fará com que os armadores nas áreas de controle de emissão no norte da Europa usem combustíveis mais caros, com 0,1% de enxofre a partir de 2015, enquanto que os de outras regiões, inclusive do Mediterrâneo, poderão usar combustíveis mais baratos, com 4,5% de enxofre até 2012, e então com 3,5% até 2020.

O grupo quer que os países apelem à IMO (International Maritime Organization) para conseguir alterar a emenda, pois estudos detalhados sobre os impactos das restrições ainda não estão finalizados, e isso custará milhões de euros aos embarcadores da região.

Mais de 50 organizações de armadores, exportadores e fábricas europeias mandaram carta aberta ao presidente da Comissão Europeia, Jose Manuel Barroso, ao comissário de transportes, Siim Kallas, e ao comissário de meio-ambiente, Janez Potocnik.

O documento foi escrito pela Confederação de Empresas da Suécia e tem o apoio de organizações na Alemanha, Finlândia, Dinamarca, França, Espanha, Bélgica, Reino Unido, Polônia, Países Baixos, Islândia e Países Bálticos.

A carta também conta com o apoio do European Shippers Council, European Community Shipowners Association, European Seaports Association e da European Federation of Maritime Terminal Operators. Todos os órgão acreditam que as regras devem resultar em grandes prejuízos.