unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 15/03/22

Compass assina instrumento vinculante para alienar participação em até cinco distribuidoras da Gaspetro


Compass informou, na última sexta-feira (11/3), que assinou um instrumento vinculante com outro terceiro para a alienação da potencial participação a ser detida pela companhia em outras cinco distribuidoras de gás natural nas quais a Gaspetro detém participação minoritária.

“A eficácia de tal Instrumento, bem como a conclusão da aquisição de 51% do capital social da Gaspetro pela Compass, estão sujeitas ao cumprimento de diversas condições suspensivas que incluem, mas não se limitam, a aprovação pelos órgãos competentes”, conclui a companhia no fato relevante, que foi publicado dois dias após a Compass ter anunciado que pretende alienar a participação em até sete distribuidoras da Gaspetro.

Em resposta, governos estaduais que dividem participação acionária com a Gaspetro nas distribuidoras anunciaram que vão exercer o direito de preferência e adquirir a participação nas empresas, a fim de reduzir o alcance da Compass no setor. O anúncio foi feito por quatro estados até o momento – Bahia (Bahiagás), Sergipe (Sergás), Paraíba (PBGás) e Santa Catarina (SCGás).

A compra da Gaspetro pela Compass foi aprovada pelo Cade no último dia 7. Em parecer, o conselho entendeu que o “efeito líquido da operação” será benéfico ao ambiente concorrencial, não sendo justificada a impugnação da operação. A decisão do Cade poderá ser recorrida pelos terceiros interessados no processo (nesse caso, a AbividroATGásAbep e a Abrace, que criticaram a aquisição) até o dia 24 de março.

A Gaspetro é uma sociedade holding titular de participação societária em 18 sociedades que atuam na distribuição de gás canalizado em diversos estados do Brasil. Com a entrada da Compass, o Grupo Cosan amplia sua atuação em praticamente todos os elos da cadeia do gás natural, uma vez que a Compass atua e investe em quatro segmentos de negócios (infraestrutura, distribuição, comercialização e trading), além de ser a controladora da maior distribuidora do país (a Comgás, concessionária do estado de São Paulo).

E, no final de 2021, o Cade também aprovou a compra dos 51% da Sulgás que eram detidos pelo governo do Rio Grande do Sul, fazendo com que a Compass se tornasse a única acionista da distribuidora gaúcha.

Fonte: Revista Brasil Energia