A companhia Arhyze, especializada em energia renovável e produção de hidrogênio, investirá cerca de R$ 2 bilhões no complexo visando a produção de hidrogênio verde, amônia verde e e-metanol

O Governo de Pernambuco assinou, por meio do Complexo Industrial Portuário de Suape, um Memorando de Entendimento (MoU) com a Arhyze, empresa francesa especializada em energia renovável e produção de hidrogênio. O negócio, assinado na segunda-feira (17), visa a produção de hidrogênio verde (H2V), amônia verde e e-metanol.
Segundo o comunicado divulgado pelo Complexo de Suape na terça-feira (18), a Arhyze deverá realizar um investimento de aproximadamente R$ 2 bilhões. A primeira fase do projeto terá como foco a produção anual de 100 mil toneladas de e-metanol, com início de operação previsto para 2028.
“Suape foi estrategicamente selecionada devido à sua localização privilegiada na região Nordeste do Brasil, posicionando-a como um polo de produção industrial e distribuição para o mercado interno e para exportação de hidrogênio de baixo carbono”, segundo o comunicado.
Participaram da assinatura Maurício Laranjeira, secretário executivo de Atração de Investimentos de Pernambuco; Guilherme Sá, secretário executivo de Energia; Marcio Guiot, CEO de Suape; Mathieu Coustets, CEO da Arhyze; Arthur Neves, diretor de Desenvolvimento e Gestão Industrial de Suape; Adriana Martin, diretora de Inovação e Transformação Digital; e François Maugin, chefe de Inovação e Parcerias da Arhyze.
A Arhyze foi criada em 2022, com foco em projetos de hidrogênio verde (H2V) e energia fotovoltaica.
Fonte: Revista Brasil Energia