Importação de fertilizantes favoreceu resultados.
O Porto de Santos apresentou incremento de 3,7% nas movimentações de janeiro em comparação com o mesmo intefvalo de 2010, contabilizando 6,31 milhões de toneladas embarcadas no complexo santista. Do total, 56,7%, – ou 3,58 toneladas – corresponde ao volume exportado, montante 5,7% inferior ao obtido em janeiro do ano anterior em virtude da menor movimentação de açúcar no perãodo.
Apesar do declínio observado na commodity, os embarques de açúcar mantém a importância para o porto santista, com participação de 18% na tonelagem escoada para o mercado externo – a maior entre as cargas exportadas, seguida pelo milho e pelos sucos cítricos, que tiveram crescimento de 36,9%.
Por sua vez, as importações compreendem 43,3% do volume transitado, o que equivale a um montante de 2.73 milhões de toneladas. Dentre as mercadorias recebidas, observa-se considerável crescimento entre os insumos industriais e agrícolas, notadamente o adubo, com alta de 247,2% e a amônia, com expansão de 99,2%. Entre os insumos industriais, somente as cargas de minério de ferro tiveram crescimento de 118%.
O transporte de cargas conteinerizadas também apresentou elevação de 14,2% no mês de janeiro, passando de 190.141 Teus (medida equivalente a um recipiente de 20 pés) para 217.210 Teus. Para a Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), os números de contêineres sugerem que, mesmo passadas as festas de fim de ano, a demanda por produtos de alto valor agregado continua consistente.