Os portos de Antuérpia (Bélgica), Amsterdí e Roterdí (Holanda) estão considerando uma participação em joint para obter participação de um terço das operações em Duisburg, considerado o maior porto fluvial do mundo.
O governo alemão está à procura de investidores interessados em adquirir um terço da participação no complexo – um hub intermodal de grande porte localizado no rio Rhine. Os outros dois participantes na administração do complexo fluvial são o estado de North Rhine-Westphalia e a cidade de Duisburg.
As Autoridades Portuárias dos três portos europeus consideram que uma participação estratégica em Duisburg impulsionaria a participação dos transportes fluvial e ferroviário para o interior. Dessa maneira, pode-se limitar a participação do modal rodoviário no tráfego interno de cargas (principalmente conteinerizadas) em torno de 35% a 40%, de acordo um representante de Roterdí.
A intenção também é fortalecer o potencial ferroviário de Duisburg, interligando as rotas dos três complexos europeus e reforçando a competitividade da Alemanha e Europa Central no mercado de frete oceânico. Atualmente, Antuérpia, Roterdí e Amsterdí estão estudando a melhor forma de apresentar a proposta conjunta para o governo alemão.
Duisburg elevou o tráfego de contêineres em 25% em 2010 em relação ao exercício de 2009, para 2,25 milhões de Teus (medida equivalente a um recipiente de 20 pés), ultrapassando a taxa de crescimento de Roterdí e Antuérpia, os principais complexos do segmento na Europa. O volume total de cargas subiu para quase 28 milhões de toneladas métricas no exercício anterior, ante 22,8 milhões de toneladas métricas em 2009 e 28,3 milhões de toneladas métricas movimentadas em 2008.