unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 08/11/12

Concais garante atendimento de mais de 6 navios

A Concais, empresa que administra o Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, no Porto de Santos, garantiu estar preparada para atender mais de seis navios de cruzeiros em um mesmo dia durante a próxima temporada, que começará amanhí.

Atualmente, por decisão da Codesp, a Autoridade Portuária, o cais santista pode receber até seis navios de passageiros ao mesmo tempo. Mas nessa temporada, há dois dias em que o complexo marítimo terá um total de embarcações superior ao permitido.

Em 9 de fevereiro, serão oito e, uma semana depois, no dia 16, sete. Segundo a Docas, nessas datas, após a atracação do sexto navio, só entrará mais algum se outro deixar o Porto.

A posição da Concais foi enviada para A Tribuna por meio de nota oficial. No texto, o diretor da arrendatária do terminal, Flávio Brancato, afirmou que a instalação de cruzeiros está pronta para atender o sétimo e o oitavo navios, após a desatracação de duas embarcações já atendidas.

Não está descartada a ampliação do horário de embarque e desembarque dos turistas, com a realização de operações noturnas. De acordo com o executivo, a sequência de paradas dos navios ainda será definida entre a Codesp, a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) e a Concais.

“Recebemos a comunicação de que a Abremar está montando uma estratégia para diminuir as coincidências já para a temporada 2013/2014”, destacou.

O diretor sempre demonstrou preocupação com uma distribuição coerente dos navios durante toda a estação, de forma que não haja dias com muitas embarcações e outros com uma ou nenhuma.

É um cuidado necessário, uma vez que um melhor arranjo garante um atendimento de maior qualidade aos turistas. Em ocasiões com mais de quatro navios, foram verificados problemas até mesmo nas vias portuárias de acesso ao terminal, que funciona nos armazéns 25 e Frigorífico, em Outeirinhos.

Para evitar tal cenário, Brancato reiterou que serão implementadas regras especiais para a operação nas datas em que a instalação receberá quatro ou mais embarcações.

As normas vão tratar, sobretudo, dos horários de atracação e início dos embarques e desembarques de passageiros, do atendimento a visitantes e convidados e do provisionamento dos navios. “Essas regras e providências visam a melhoria constante no bom atendimento aos passageiros e armadores”, disse.

Já a Alfândega de Santos enfatizou que, para a data com maior movimentação, estava previsto um acréscimo de servidores de forma a atender aos oito navios. “Como eles irão ser escalonados (parte durante o dia e parte durante a noite), a diferença é que as equipes destacadas trabalharão de acordo com os horários dos navios”, disse o inspetor chefe da Aduana, Cleiton Alves dos Santos João Simões.