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Clippings - 10/09/25

Concrejato espera ampliar participação no setor portuário

Após reestruturação do grupo nos últimos anos, construtora aposta em demanda de obras de revitalização e reforço de cais em portos de diferentes regiões do país

A Concrejato vem buscando ampliar a participação em obras do setor portuário nos últimos dois anos. Após a reestruturação que envolveu a separação da Concremat, por meio da venda para a chinesa CCCC iniciada em 2021 e concluída em 2023, o foco está em obras brownfield, mas a empresa de construção não descarta eventualmente a entrada em consórcio com grandes EPCistas que subcontratam construtores civis para obras de grande porte no setor de portos e de infraestrutura em geral.

“Estamos nos posicionando como empresa para participar dessas obras portuárias. Nosso foco tem sido atuar em obras de recuperação de infraestrutura em portos mais maduros. Olhamos greenfield, mas de forma mais coadjuvante, não capitaneando”, contou o CEO da Concrejato, Eduardo Viegas, à Portos e Navios.

Ele destacou que, nos últimos dois anos, a empresa firmou contratos de obras de esforço com dois dois principais terminais de contêineres do país, a BTP e o Tecon Santos, da Santos Brasil, ambos no complexo portuário paulista. Viegas ressaltou que a recuperação do cais da BTP foi concluída antes do prazo, mitigando a paralisação do berço 1 que foi atingido por um navio.

Já as obras do Tecon Santos estão em andamento e envolvem a recuperação do píer e da infraestrutura. Ele explicou que, por se tratar de um píer antigo, a revitalização do concreto e estruturas do píer é um trabalho minucioso, com intervenções por baixo do cais, o que possui restrições de horário porque depende da maré baixa para passagem de embarcações. Essa obra deve ser concluída no final de 2026.

A Concrejato identifica uma demanda para recuperação de portos, de diferentes regiões, para a chegada de navios de maior porte. Viegas observa que muitos portos já passam por um ciclo de reinvestimento porque precisam de reforços estruturais para redimensionar infra para novos equipamentos. “Por mais que existam projetos greenfield, tem muita demanda para os brownfield”, salientou.

A construtora atualmente conta com aproximadamente 2.000 trabalhadores e, em 2024, atingiu faturamento de R$ 500 milhões. Para 2025, a expectativa é que esse montante alcance os R$ 550 milhões. Além do setor portuário, a empresa tem atuação forte nos setores rodoviário, saneamento, gás e edificações. A Concrejato está presente principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Viegas considera que obras greenfield de grande porte possuem grandes prazos de maturação e envolvem estudos de logística e o enfrentamento de entraves ambientais, fundiários e a viabilidade financeira. Ele disse que a empresa acompanha os projetos pelo país. “Hoje, estamos com a estratégia de tentar contratos de obra em Santos, mas estamos sempre abertos às oportunidades”, afirmou.

Fonte: Revista Portos e Navios