O congestionamento global nos portos aumentou, com 318 navios graneleiros fundeados em quatro continentes, em comparação com 296 embarcações computadas anteriormente pelo Global Port Congestion Index.
Segundo o levantamento, 159 embarcações graneleiras capesize esperam para carregar ou descarregar cargas em portos da Austrália, Brasil, Indonésia e China, representando 15,4% da frota capesize mundial, que conta com 1.028 navios. Deste total, 72 estavam esperando fora dos portos australianos; 43 em terminais chineses e 44 no Brasil.
Da frota mundial de 1.689 navios graneleiros classe panamax, 102 estavam fundeados ao redor do mundo na semana passada – sete a mais do que na semana anterior – sendo que 25 unidades estavam fora do circuito de portos da Austrália.
Na classe handymax, da frota de 1.966 graneleiros, 57 estavam esperando fora dos portos, sendo que 25 estavam fundeados na Austrália.
O congestionamento atinge a maioria dos portos embarcadores de carvão do leste da Austrália, principalmente Newcastle – onde 38 navios estão aguardando há cerca de 12 dias – e Dalrymple Bay, que tem 63 navios atrasados, com tempo de espera que chega a 35 dias.
Nos portos chineses, a situação também se agravou, com 87 navios fundeados. No Brasil, 53 graneleiros esperam para carregar cargas. Na Indonésia, são 18 graneleiros fundeados, esperando início das operações.