unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 22/10/12

Conselho da BP avaliará oferta da Rosneft por TNK-BP

A Rosneft está disposta a assegurar fatia maior na indústria russa de petróleo com a compra de 50 por cento de participação da BP na TNK-BP, a terceira maior produtora de petróleo do país.

O conselho da companhia britânica de petróleo teve encontro na última sexta-feira para considerar a oferta em dinheiro e ações no valor de mais de 25 bilhões de dólares. E isso não está ligado a negócios com ativos e associações para exploração da Rosneft, ainda que isso possa ocorrer no futuro, disseram fontes.

A Rosneft já fez uma oferta de cerca de 28 bilhões de dólares para outros pareceiros no empreendimento TNK-BP, o consórcio AAR de milionários russos, de acordo com fontes em Londres, Moscou e outros locais.

Outras fontes familiares com a BP, Rosneft, seus assessores e financiadores disseram que os termos das duas ofertas podem divergir, mas o valor pelo total da TNK-BP é superior a 50 bilhões de dólares.

Alguns jornais britânicos informaram que o presidente executivo da BP, Bob Dudley, recomendará a oferta ao conselho.

A oferta está aí. Está dividida (dinheiro e ações). É uma oferta clara e não tem nenhum outro plano na mesa, disse uma fonte. Se ele pensa que esta é a melhor oferta Dudley recomendará ao conselho e considerar um ou outro aspecto. Não é uma operação automática.

Nos últimos dias, fontes anteciparam um acordo tripartite que poderia emergir nas próximas semanas, com alguns detalhes sendo desenhados nesta semana durante a visita a Londres pelo presidente executivo da Rosnef, Igor Sechin.

A BP está revendo as opções (referentes à oferta), disse uma fonte.

O grupo dominaria a indústria petroleira russa, que está cada vez mais sob controle estatal.

O presidente Vladimir Putin vem recuperando o controle estatal de ativos que passaram a preços mais baixos a um pequeno grupo quando os negócios foram rapidamente privatizados na década de 1990.