unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 01/03/10

Conselho de Autoridade Portuária aprova PDZ para Suape

O Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) para o Porto de Suape (PE) foi aprovado pelo Conselho de Autoridade de Portuária pernambucano (CAP/Suape). Elaborado pela administração de Suape, e desenvolvido pelo consórcio das empresas Planave/Projetec, o novo PDZ era avaliado pelo CAP desde outubro do ano passado.

Foram contempladas no novo plano as áreas do Terminal de Graneis Sólidos (minério), o novo Terminal de Contêineres que compreenderá uma faixa de cais de 700 metros e o Terminal de Múltiplos Usos (grãos) que será utilizado para escoamento da produção agrícola transportada pela Transnordestina.

Além de definir a nova distribuição dos canais de acesso internos, o novo PDZ confirma área para a implantação do Cluster Naval, fora do Porto Organizado, aprovado na última reunião do CAP/Suape em 2009 e também contemplou a implantação do PGL-3 que atenderá a movimentação da Refinaria Abreu e Lima, já em construção.

Estudos realizados pelo consórcio apontaram que o aumento na movimentação de cargas do porto deve pular dos oito milhões de toneladas anuais para 48 milhões ao ano, até 2016.

De acordo com o presidente do CAP/Suape, Fernando Corrêa, o complexo terá um incremento de 20 milhões de toneladas em graneis sólidos. Além de outras 17 milhões de toneladas em graneis líquidos, devido ao funcionamento da Refinaria Abreu e Lima, do Polo Petroquímico e do início das operações da Transnordestina.