unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 14/11/22

Consórcio BW / Saipem ganha tempo para FPSO de Gato do Mato

Divulgação Shell

Shell prorrogou o prazo do limited notice to proceed (LNTP) com o consórcio BW / Saipem até fevereiro de 2023. Conforme divulgado pela BW Offshore, na quinta-feira (10), ao fim do novo prazo as empresas podem prosseguir para a decisão final de investimento (FID), que prevê um contrato de operação do FPSO Gato do Mato por um período firme de 18 anos, com opção de renovação por mais sete anos.

Campo de Gato do Mato (Fonte: Shell)

Conforme noticiado pelo Petróleo Hoje, o LNTP foi assinado em maio, está avaliado em US$ 50 milhões e funciona como um precursor do contrato do FPSO. A intenção era de que o período do LNTP levasse à aprovação do contrato completo do FPSO no 4T22, mas as companhias optaram por estender esse acordo até o ano que vem.

A entrega do FPSO Gato do Mato, que terá capacidade para produzir 90 mil bpd e comprimir 8,5 milhões de m³/dia de gás natural, além de estocar até 1 milhão de barris, segue prevista para 2026. O projeto da unidade será desenvolvido a partir do conceito de new build.

O campo de Gato do Mato fica localizado no bloco BM-S-54, na Bacia de Santos. O ativo é operado pela Shell (50%), em conjunto com a Ecopetrol (30%) e a Totalenergies (20%).

Fonte: Revista Brasil Energia