O novo TLD será na área de Mero 1, onde o consórcio irá instalar seu primeiro sistema definitivo em 2022. Na prática, o plano consistirá em desconectar o poço produtor atualmente em operação e conectar um novo poço da área de Mero 1, possivelmente entre os meses de novembro e dezembro.
No momento, o FPSO Pioneiro de Libra vem testando locações de Mero 2 e Mero 3, através dos poços 3-RJS-739A (produtor) e 3-RJS-742 (injetor). A unidade de produção está instalada na área Noroeste do campo.
De acordo com dados recentes, o sistema está produzindo um volume que já supera a marca de 40 mil barris/dia de óleo. Segundo o boletim de produção de ANP de abril, a produção do campo soma 50, 8 mil boe/dia ( 36 mil b/d de óleo e 2,3 milhões de m3/d de gás), o que assegura um dos maiores volumes do pré-sal. No acumulado, já foram produzidos mais de 5 milhões de barris até o momento e realizadas mais de 15 operações de offloading.
Instalado em lâmina d’ água de 2,4 mil m, o FPSO Pioneiro de Libra tem capacidade para produzir 50 mil b/d de óleo e injetar 4 milhões de m3/d de gás. A unidade foi contratada por 12 anos e deverá executar pelo menos mais um terceiro TLD na área Noroeste de Mero, antes de testar outras locações do campo.
O consórcio de Libra tem prevista a instalação de três sistemas definitivos na área Noroeste de Mero, cada um com capacidade para produzir 180 mil barris/dia de óleo, sendo dois programados para entrar em operação entre 2021 e 2022.
O FPSO Pioneiro de Libra iniciou a produção em novembro, sendo que desde janeiro a planta passou a operar fazendo reinjeção de gás no reservatório.
Fonte: Revista Brasil Energia