unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 15/10/21

Constellation perto de arrematar dois novos contratos com Petrobras

Semissubmersível Gold Star

Constellation está prestes a arrematar dois novos contratos de afretamento das sondas semissubmersíveis Gold Star e Lone Star com a PetrobrasO negócio é oriundo da licitação para afretamento de uma ou mais unidades de baixa especificação para operação em 2,4 mil metros de lâmina d’água, cujo resultado foi divulgado na quarta-feira (13/10).

O resultado é fruto de uma reviravolta. A comissão de licitação da Petrobras inabilitou a Sacanb Offshore, que tinha apresentado a menor taxa diária, com a sonda Blue Whale II, e a Petroserv (Ventura Petróleo), que ocupava o terceiro lugar com a oferta da SSV Catarina. Com o parecer da petroleira, a Gold Star foi classificada como primeira sonda – originalmente a unidade estava em segundo -, enquanto a Lone Star ficou como segunda unidade.

As empresas que participaram da licitação têm prazo até 20 de outubro para recorrer da decisão. Além da Constellation, Sacanb Offshore e Petroserv (Ventura Petróleo), a concorrência foi disputada também pela Ocyan e OOS Energy, que apresentaram ofertas para mais de uma sonda, mas não chegaram a ter suas propostas avaliadas pela Petrobras, em função da ordem de colocação.

Ao todo, a Petrobras recebeu ofertas para dez sondas, sendo três apresentadas pela Constellation (Gold Star, Lone Star e Amaralina Star), três pela OOS Energy (Centenário, La Muralha IV e Bicentenário), duas pela Ocyan (ODN I e ODN II), uma pela Sacanb Offshore (Blue Whale II) e uma pela Petroserv (SSV Catarina).

As duas unidades da Constellation terão que estar prontas para iniciar operação a partir do 2º trimestre de 2022. Os contratos de afretamento terão prazo de 1.275 dias.

Segundo relatório da Petrobras, a proposta da Sacanb Offshore foi inabilitada por questões técnicas e econômicas. A petroleira argumentou que as demonstrações financeiras da empresa não atendem ao indicador de patrimônio líquido do edital e que não foram enviados todos os documentos, afora o fato de não ter sido comprovada experiência na operação de sonda no Brasil ou em pelo menos dois países.

Já a proposta apresentada pela empresa Petroserv para a SSV Catarina foi desclassificada por preço excessivo. A empresa de perfuração tinha apresentado a terceira menor taxa diária, mas após a negociação comercial direta com a petroleira o valor se manteve acima do orçamento referencial da comissão de licitação.

Taxas e mais unidades

Por enquanto, os valores finais das taxas diárias acordadas com a Constellation para as semissubmersíveis Gold Star e Lone Star ainda são mantidos sob sigilo. As duas unidades operam no momento para a Petrobras, mas terão seus contratos atuais finalizados em 2022.

O resultado formal do afretamento das duas sondas da Constellation será homologado ainda em outubro, quando terminar o prazo de recurso, sendo que a assinatura dos contratos deve ocorrer apenas em novembro.

A Petrobras avalia ainda a possibilidade de contratar mais duas sondas na licitação de baixa especificação. A opção é prevista no edital. 

A licitação da Petrobras para o afretamento de sondas de baixa especificação foi lançada em março. A petroleira não sinaliza no edital área de atuação para as unidades afretadas no processo.

Caso a estratégia seja exercida pela petroleira, o processo seguirá o mesmo procedimento, com novas etapas de recurso e homologação de resultado.

Fonte: Revista Brasil Energia