As companhias de aluguel de contêineres passaram a lucrar com a recente escassez global dos equipamentos. A Cronos, sétima maior locadora de recipientes do mundo, recebeu investimentos da Kelso & Co e TCG no valor de US$ 1 bilhão.
O presidente e chefe-executivo da empresa, Peter Younger, informou que a transação permite que a Cronos aumente o compromisso com o setor de locação de equipamentos, tanto como proprietário e gestor. Estamos ansiosos para alavancar a nossa forte posição de capital, a fim de aproveitar oportunidades de crescimento no mercado, afirma o executivo.
O diretor da Kelso, Christopher Collins, disse que a indústria de leasing de equipamentos hoje representa um mercado atrativo devido aos seus fortes fundamentos de longo prazo.
Nos resultados do primeiro trimestre deste ano, anunciados em maio, a Cronos disse que o estoque de equipamentos ociosos diminuiu, contribuindo para uma maior utilização da frota de contêineres. Em março, a utilização da frota global media 91%, em comparação aos 88% do final do ano passado.
O diretor da Drewry Supply Chain Advisors, Philip Damas, diz que o preço de equipamentos novos está agora no valor mais alto registrado em 20 anos, e o setor está sendo impulsionado pela recuperação muito mais rápida do que esperada anteriormente em termos de volumes. A alta também foi favorecida pela escassez recente de recipientes, além de que os armadores diminuíram a propriedade de seus contêineres por razões financeiras, e estão mais dispostos à locação, afirma.
Em janeiro, a Cronos assumiu a gestão de 220 mil Teus (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) da UES Intermodal, sendo que a companhia já possuía frota com mais de 650 mil Teus.