unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 04/08/09

Contêineres com lixo tóxico já estão retornando à Inglaterra

Os 40 contêineres carregados de lixo e que foram enviados ilegalmente ao Brasil estão retornando ao território inglês. O navio MSC Oriane deixou o Porto do Rio Grande (RS) na última segunda-feira (03) pela manhí, a caminho da Inglaterra. As informações são da assessoria de imprensa da Secretaria Especial de Portos (SEP) e da comunicação do Porto do Rio Grande.
A operação de embarque dos contêineres teve início no sábado, dia 1º, no Terminal de Contêineres (Tecon) do porto gaúcho. No domingo, às 10h40min, a operação, que ainda envolveu outros 800 contêineres com mercadorias diversas, foi concluída. No entanto, o mau tempo impediu que o navio partisse de Rio Grande. Os contêineres deverão ser descarregados no Porto de Felixstowe, de onde foram embarcados para o Brasil.

De acordo com o chefe do escritório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) em Rio Grande, Sandro Klippel, após deixar o porto gaúcho, o navio fará escala no Porto de Santos (SP), onde deverá recolher outros 41 contêineres com lixo inglês, antes de seguir para a Europa. Além disso, uma nova operação no Porto do Rio Grande para embarque de contêineres com lixo, ainda sem previsão de data, terá que ser realizada para despachar o conteúdo de oito contêineres, que foram desovados na Estação Aduaneira de Caxias do Sul. O lixo terá que ser novamente colocado em contêineres para ser embarcado.

O Brasil recebeu mais de mil toneladas de lixo enviadas ilegalmente do Reino Unido. A empresa importadora havia informado que a carga desembarcada em Rio Grande era de polímeros de etileno e resíduos plásticos para reciclagem. No entanto, os contêineres continham fraldas usadas, pilhas, seringas utilizadas, lixo doméstico e preservativos, entre outros produtos. Os importadores foram multados pelo Ibama e os responsáveis pela exportação estão sendo investigados pelas autoridades britânicas.