Cerca de 150 toneladas de lixo doméstico e eletrônico que vieram da Inglaterra em abril ainda não saíram da estação aduaneira de Caxias do Sul (RS).
A carga foi colocada para fora dos contêineres e permanece a céu aberto. Segundo o Ibama, o lixo deve ser recolocado em dez contêineres a partir da próxima semana e ser transportado de volta para a Inglaterra no dia 10 de setembro, partindo do Porto de Rio Grande (RS).
Outros 81 contêineres que estavam em Rio Grande e no Porto de Santos (SP) foram repatriados no começo do mês. Segundo o órgão ambiental britânico, o lixo passará por desinfecção com produtos químicos.
Os investigadores britânicos vão examinar os contêineres para apurar sua origem. Há um mês, três homens chegaram a ser presos no Reino Unido por suspeita de envolvimento com o envio do material, mas foram liberados após pagar uma fiança.
O lixo que está em Caxias do Sul não foi mandado de volta à Europa com a outra parte da carga porque o transporte até Rio Grande não foi providenciado a tempo. (Diário Catarinense – 27/8/2009)