unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 27/08/09

Contêineres que receberão lixo inglês irão para Caxias

As 144 toneladas de lixo importadas irregularmente da Inglaterra que ainda estão em Caxias do Sul estão mais próximas do processo de devolução. O chefe do Escritório Regional do Ibama, com sede em Rio Grande, Sandro Klippel, informou que foram definidos na última terça-feira dez contêineres de 40 pés para o transporte dos resíduos. A intenção é de que essas unidades, que estão vazias, sejam enviadas para Caxias ainda nesta semana. Depois que o lixo lá existente for colocado dentro deles, os contêineres retornam para Rio Grande para serem embarcados.

Sandro Klippel relatou que a transportadora MSC disponibilizou os contêineres e a empresa importadora vai providenciar o envio deles para Caxias e, depois, a vinda para o porto rio-grandino. Segundo ele, a previsão é de que os contêineres comecem a ser carregados na próxima segunda-feira e transportados para Rio Grande. O embarque deve ocorrer em 10 de setembro. As 144 toneladas chegaram ao Brasil em oito contêineres, mas, como foram retiradas, o material perdeu a compactação e poderá exigir uma quantidade maior destas caixas de metal. Por isso, foram designadas dez unidades.

O lixo inglês que está em Caxias é a última parte do lote que chegou ao Brasil entre fevereiro e o final de maio deste ano. Outros 40 contêineres com resíduos importados que chegaram ao Porto do Rio Grande e os 41 recebidos pelo Porto de Santos (SP) foram embarcados no navio MSC Oriane em 1º de agosto deste ano, no Tecon, e devolvidos para o Reino Unido, onde chegaram no último final de semana. (Com informações Jornal Agora)