unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 06/10/10

Contêineres vazios impulsionam embarques

Total equivale a um quinto da movimentação global.

O transporte de recipientes vazios contribuiu consideravelmente para o aumento nos embarques no início do ano, contabilizando um quinto do total global de movimentações durante os meses de julho e agosto, de acordo com um estudo da Macquarie Equities Research.

O crescimento anual de embarques foi de 17% no perãodo, segundo a pesquisa. Excluindo os equipamentos vazios, o valor cai para 10%, em comparação com o mesmo intervalo de tempo no ano anterior.

O trânsito de contêineres sem carga representou cerca de 16% do total dos volumes nos meses de 2009, alcançado quase 23% quando o perãodo de recessão se iniciou.

A consultoria espera que os volumes diminuam em 3% neste quarto trimestre, em comparação com os três meses anteriores, que foi 16% maior do que os primeiros meses de 2010. Ao todo, o crescimento anual previsto para este ano é de 16%, valor considerado o mais alto desde os anos 80.

O índice da Macquarie – obtido a partir da compilação de dados relacionados ao volume movimentado de 20 portos em 58 países diferentes – alcançou novos picos em julho e agosto, rebatendo a perspectiva da índustria, que sustentava que a alta temporada havia migrado do terceiro para o segundo trimestre do ano.

Atualmente, o impacto causado pela movimentação de recipientes vazios está perdendo força, e as companhias já estão lidando com a diminuição de volumes em algumas partes do mundo. Os dados também mostram que o crescimento mensal desacelerou para 1,7% em agosto, abaixo da tendência sazonal de 3,6%, mesmo considerando o impulso dos contêineres vazios.