unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 06/01/23

Contratação do Hisep avança na Petrobras

TechnipFMC saiu na frente na licitação da Petrobras para contratação do primeiro Hisep submarino (separação em alta pressão), sistema piloto que será destinado ao campo de Mero, localizado no cluster da Bacia de Santos. Segundo fontes, a empresa apresentou o menor preço no bid e já iniciou o processo de negociação direta com a petroleira.

O valor da oferta da TechnipFMC vem sendo mantido em total sigilo. Fontes do setor envolvidas no processo projetam que a proposta do grupo deva ter girado entre US$ 620 milhões a US$ 700 milhões.

As propostas do bid foram recebidas  no dia 8 de dezembro. Além da TechnipFMC, também apresentaram oferta a OneSubsea e a Aker, em consórcio com a Saipem. 

A TechnipFMC era tida como forte concorrente e favorita no processo, mesmo antes da entrega das propostas. Especula-se que a OneSubsea possa ter apresentado proposta em parceria com Subsea 7.

As negociações entre a Petrobras e a TechnipFMC devem ser estender até pelo menos entre o final de janeiro e o início de fevereiro. Por se tratar de um sistema pioneiro, existe o risco de as conversas entre as duas empresas acabarem exigindo mais tempo, ainda que a petroleira e as empresas de perfuração viessem discutindo as questões técnicas do projeto antes do bid ser lançado.

O edital para contratação do sistema Hisep de Mero foi lançado no final de 2021. Inicialmente, a entrega de propostas foi marcada para abril, mas o prazo foi sendo adiado a pedido das empresas, que enfrentaram dificuldade para fechar suas propostas  devido à alta do preços e das incertezas provocadas pela Guerra da Ucrânia ao longo de 2022 e ao ineditismo do projeto.

O escopo do contrato exige que, além do Hisep, a empresa vencedora da licitação forneça e instale  cerca de 12 km de linhas rígidas, 8 km de dutos flexíveis e 25 km de umbilicais. Também ficará a cargo do ganhador o fornecimento do separador, bomba de injeção, linhas e todos os equipamentos, além da conexão do sistema com a unidade de produção. 

A campanha de instalação do Hisep  será realizada em 2024 e será direcionada ao módulo 3 de Mero, que contará com o FPSO Marechal Duque de Caxias, em conversão pela Misc Berhad. O trabalho deverá consumir cerca de três a quatro meses.

A tecnologia do sistema Hisep foi desenvolvida e patenteada pela Petrobras. Utilizando bombas centrífugas submarinas, o sistema permitirá a separação e injeção de parte do CO2 produzido junto com o petróleo, possibilitando a liberação da planta de processamento do FPSO e o aumento da produção.

O projeto de Mero permitirá à Petrobras avaliar a utilização do sistema em outros ativos da sua carteira. Os principais candidatos da lista são Jupiter e Libra Central, ativos também estão localizados no cluster de Santos.

Fonte: Revista Brasil Energia