As taxas de afretamento para porta-contêineres poderão cair de 10% a 15% a curto prazo, de acordo com previsões do mercado financeiro alemão. Especialistas afirmam que a resistência do mercado será testada pelo declínio nas taxas, reduções de capacidade e cancelamento de embarques.
A expectativa chega após uma semana de pouca atividade no mercado de fretes, devido à desaceleração causada pelo Ano Novo chinês. Mas fontes no setor financeiro destacam que as negociações já realizadas têm sido surpreendentemente positivas, especialmente entre as embarcações de 3.500 Teus (medida equivalente a um contêiner de 20 pés).
A SCI (Shipping Corporation of India) fretou o Hansa India, unidade de 3.420 Teus da Leonhardt & Blumberg, por 24 meses a US$ 19.400 por dia. Segundo corretoras alemís, a SCI teria insistido em um contrato de 24 meses. No entanto, o acordo também foi bom para o proprietário, por conta da idade da embarcação.
Outra negociação, envolvendo o Pescara de 3.530 mil Teus da NSC, foi fretado para a United Arab Shipping Co. por um ano, por US$ 19.300 ao dia, podendo renovar o contrato por mais 12 meses. O navio em questão é uma nova unidade, a ser entregue pelo estaleiro Shanghai Chengxi até o final do ano.
Enquanto as taxas tendem a se estabilizar no setor de 3.500 Teus, outras categorias não tiveram a mesma sorte, como as embarcações entre 1.700 a 2.500 Teus, que tem apresentado crescimento na tonelagem. Desta maneira, o constante incremento de suprimentos deve resultar em um recuo sutil nas taxas.