O CEO da Cosco (China Ocean Shipping Group), Wei Jiafu, espera que a segunda metade no ano seja melhor que a anterior para o setor de navegação, e que a tendência deve se prolongar em 2011.
Wei Jiafu também previu que o quarto trimestre do ano seria a temporada de pico para as transportadoras de contêineres, e sugeriu que as taxas de frete podem voltar a crescer novamente em 2011.
Durante o Forum Econômico Mundial em Tianjin, China, o executivo também declarou que a recuperação econômica deve encorajar novos investimentos. Os investidores tem dinheiro, mas estão relutantes em gastá-lo, disse o CEO. Agora, todos pensarão que é um bom momento para investimentos, afirmou.
No entanto, o aumento na demanda para o transporte marítimo de contêineres pode diminuir o ritmo no último trimestre em comparação à primeira metade de 2010, por conta dos altos volumes observados no quarto trimestre de 2009.
De acordo com a Reuters, Wei comentou que a Cosco foi afetada pela crise da dívida em algumas economias europeias, mas que o impacto foi contornado.
A China Cosco, subsidiária da companhia, obteve lucro de 3,5 bilhões de Yuans (US$ 507 milhões) no primeiro semestre do ano, ante perda líquida de 4,6 bilhões de Yuans no mesmo perãodo do ano anterior.