A Costamare, proprietária de porta-contêineres, acaba de encomendar cinco navios pós-Panamaxes de 8.800 Teus ao estaleiro Sungdong Shipbuilding & Marine Engineering, da Coréia do Sul. Eles devem ser entregues entre o primeiro e o terceiro trimestres de 2013 e atenderão aos contratos de afretamento de longa duração com a Evergreen. O investimento total é de US$ 1 bilhão.
Além dessa série, a companhia também encomendou recentemente dois pós-Panamaxes do mesmo tamanho e ao mesmo estaleiro para um afretamento de dez anos com a MSC e outros navios de 9.000 Teus a um estaleiro chinês, também com contratos de longa duração de afretamento.
Se valendo do boom da alta dos novos navios e dos preços dos navios de segunda mão, a Costamare tem conseguido superar seus concorrentes nos últimos meses. As embarcações encomendas foram contratadas a US$ 95 milhões e serão afretadas a uma taxa diária de US$ 43.000.
Em declaração, a companhia afirmou que os novos navios devem ser financiados com dinheiro das operações e novos créditos provenientes de complexos portuários. A companhia recebeu indicações de interesse de grandes instituições financeiras e não espera usar sua atual linha de crédito.
Os últimos contratos da Evergreen, concluídos em setembro do ano passado, foram feitos com a Samsung Heavy Industries para a encomenda de dez navios de 8.000 Teus, e o grupo já havia sinalizado interesse em adquirir mais 30 navios dessa capacidade.
Nossas encomendas de novos porta-contêineres estão apoiadas por afretadores de primeira classe. A finalização de nosso último acordo marca o nosso valioso relacionamento com a Evergreen, disse o presidente da Costamare, Kostis Konstantakopoulos