Estudo da ISL Research afirma que expansão da frota está equilibrada com a demanda, mas os bancos alertam que ainda podem surgir problemas no futuro. Financiadores da Alemanha reunidos em Frankfurt na semana passada discutiram o desenvolvimento do mercado de transporte.
Membro do instituto de pesquisa ISL, Burkhard Lemper deu uma perspectiva positiva para o segmento de contêineres. Até 2014, ele prevê um crescimento de tonelagem anual de 8,4%, excluindo a demolição. Isso se encaixa muito bem com a perspectiva de demanda, disse o especialista. O atual crescimento da frota foi adequado e justifica os novos pedidos de embarcações.
De acordo com Lemper, devido ao número relativamente elevado de porta-contêineres de grande porte na carteira de encomendas, haverá uma pressão sobre as taxas, que podem ter um efeito cascata sobre outros tamanhos de embarcações para cerca de 3 mil Teus (unidade equivalente a um equipamento de 20 pés). No entanto, o segmento de 1 mil Teus a 2 mil Teus deve ser isento dessa pressão.
O diretor da MPC Capital Maritime, Holger Glandien, apontou uma recente evolução positiva. O fato de que as taxas de afretamento já aumentaram em janeiro, ainda antes do ano novo chinês, é uma indicação de que companhias podem prever taxas crescentes ao longo dos próximos meses. Para os próximos dois meses, no entanto, a ISL ainda espera um número significativo de lay-ups. Mas o número de navios ociosos previsto no inverno passado provou ser muito menor do que se esperava.
O mercado foi impulsionado com o recente Ano Novo na China e na abstinência das transportadoras asiáticas de nas atividades de afretamento. Contratos foram fechados em todos os segmentos de até 6 mil Teus, destacando uma tendência positiva.
Novos valores
Recentemente, houveram vários acordos feitos pela MSC (Mediterranean Shipping Co.). O navio Melina, de 5.300 Teus foi contratado pela transportadora durante dois anos pelo valor de US$ 29 mil. Já o navio da Reederei Laeisz, Punjab Senator (de 4.545 Teus) foi fechado pelo perãodo de 36 meses por US$ 26.100. A mesma embarcação está atualmente sendo negociada como MSC Uganda, tendo sido contratado por mais de US$ 27.900 em 2007.
A SCI mostrou o caso do ER Sydney, embarcação de 3.350 Teus. O navio afretado pela SCI Kolkata, teve que aceitar um contrato por apenas US$ 6.150 por dia em 2009. A companhia dona da embarcação consequentemente teve problemas e teve que passar por reestruturações. A taxa para 12 meses agora é de US$ 16.750.
O Santa Fabiola, da Claus-Peter Offen, estava em lay-up em Batangas (Filipinas), desde meados de 2009 e finalmente encontrou um novo emprego. O navio de 2.166 Teus foi fretado pela Westwood Lines por 24 meses a uma taxa de US$ 14.250.