
A frota de contêineres marítimos está em crescimento, em consequência do aumento das perspectivas comerciais e a baixa da produtividade nas entregas das cargas, à medida que as perturbações no Mar Vermelho e no Canal do Panamá prolongam os tempos de trânsito das viagens. A avaliação é da Drewry em seu mais recente relatório Container Equipment Forecaster.
A Drewry estima que a frota global de contêineres aumentou 1% no ano passado, para 51,4 mteu, uma vez que novas construções nos últimos meses do ano passado impulsionou os estoques até então em declínio. A consultoria atualizou sua projeção para 2024, com a expectativa de que o pool global se expanda mais 2,3% ao longo do ano.
Taxas de crescimento ligeiramente mais elevadas no comércio e níveis mais baixos de produtividade no transporte marítimo são os principais impulsionadores das projeções da Drewry. Com os contêineres transitando mais tempo nos navios, as vendas no mercado secundário abrandaram. E o estoque de contêineres vazios, especialmente em depósitos e estaleiros na China, diminuiu.
Em janeiro, os trânsitos de porta-contêineres ao redor do Cabo da Boa Esperança aumentaram para 605, contra 164 um ano atrás. Já as viagens pelo Canal de Suez no mesmo período diminuíram para 62, em comparação com 328 em janeiro de 2023, de acordo com a Drewry.
Em outubro e novembro de 2023, as fábricas na China reduziram os preços dos novos contêineres, consequência da então baixa procura. Mas com os preços dos contêineres de 20 pés caindo a cerca de US$ 1.850 dólares, as encomendas aumentaram fortemente.
A Drewry espera que 2024 tenha um comércio global mais forte do que 2023, com previsão de aumento de 2,3% na movimentação global de contêineres.
Fonte: Revista Portos e Navios