Proposta foi apresentada pela prefeitura do município mineiro
O CZPE (Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação) aprovou a proposta de criação da ZPE do município de Uberaba (MG) e ela agora será encaminhada para análise da presidente Dilma Rousseff. A proposta foi apresentada pela prefeitura de Uberaba e apoiada pelo governo de Minas Gerais, que declarou que o empreendimento se enquadra no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (2007/2023), contribuindo para a agregação de valor à pauta de exportações do estado.
A decisão foi tomada em reunião presidida pelo ministro interino do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira, nesta segunda-feira, em Brasília. O CZPE considerou que a área indicada tem adequação ambiental e disponibilidade de infraestrutura básica para atender à demanda a ser criada na região, além do cumprimento dos demais requisitos da legislação que trata do tema.
Em 2010, os principais mercados de destino das exportações do município foram Iraque, Egito, Argentina, México e China e a região apresenta vocação para o beneficiamento de matérias-primas derivadas da agropecuária. Segundo a proposta apresentada pelo proponente, a ZPE tem potencial para atrair investimentos nas áreas de processamento de carnes (bovina e de frango) e de produção de óleo e farelo de soja.