Taxas crescentes e queda da demanda deixaram transportadora em déficit.
A chilena CSAV pediu para que o seu assessor financeiro a Celfin Capital que encontrasse um comprador para seus negócios marítimos.
CSAV decidiu vender o negócio depois de computar uma segunda perda trimestral, segundo os balanços da empresa, devido à demanda mais fraca de transportes marítimos e da volatilidade das taxas de frete.
A perda de líquida no terceiro trimestre foi de 343 milhões de dólares e está no mesmo patamar do trimestre anterior (US$ 339 milhões). No trimestre correspondente de 2010 a empresa teve um lucro de US$ 149 milhões.
“O declínio nas taxas de frete, a menor utilização de navios e o elevado custo do combustível continua a impactar negativamente nas contas da indústria e da CSAV”, disse a empresa.
A imprensa já havia reveldo que a CSAV está fazendo o máximo possível para reduzir as perdas no 4 º trimestre, a companhia suspendeu quatro serviços e está em conversações com a empresa holandesa Boskalis para fazerem navegações comuns.
CSAV também fez alianças de cooperação com outras operadoras na Ásia-África, América do Sul-Europa, Ásia-costa oeste da América Latina, Ásia e Índia-Brasil-Europa para o próximo verão.
A reestruturação das rotas vai permitir que a CSAV reduza consideravelmente a exposição e volatilidade de seus resultados, mesmo se as condições de mercado permanecem instáveis no próximo ano.
Procurado para falar do assunto, a CSAV do Brasil, por meio do seu diretor regional, Luigi Ferrini, disse que os dados relatados no exteiror tem algumas imprecisões.
“Como mencionado em várias ocasiões, CSAV Group implementou um profundo
plano de reestruturação que permitirá à empresa enfrentar os desafios enfrentados por nossa organização e indústria. Este plano, não mudou, e inclui algumas iniciativas como o aumento de capital em US$ 1,2 bilhões para fortalecer a Celfín Capital, o redesenho do nosso portfólio de serviços, focando principalmente nos mercados onde a empresa tem claras vantagens competitivas, e joint ventures com outras companhias de navegação importantes para melhorar a eficiência e qualidade dos serviços da CSAV.
Além disso, Ferrini afirmou que há ainda um projeto de separação do negócio de transporte de carga do porto e do terminal negócios, em um esforço para
promover o crescimento deste último. A criação de uma nova estrutura organizacional que facilite a implementação da estratégia da empresa.
“E, por último, o plano envolve a busca de um parceiro estratégico para os nossos negócios, mas não para encontrar um comprador para essa unidade de negócio. A CSAV Group está plenamente empenhada em reforçar a sua posição competitiva e continuar a ser um player relevante no setor de transporte, fornecendo serviços de classe mundial aos nossos clientes”, conclui Ferrini.