A CSCL (China Shipping Container Lines) apontou aumento nos volumes movimentados nos meses de julho e agosto, em sequência à performance positiva da empresa chinesa durante o primeiro semestre do ano . O total foi de 11,6% a mais em volumes transitados, para 3,6 milhões de Teus (medida equivalente a um contêiner de 20 pés) ante 3,2 milhões de Teus no mesmo perãodo do ano anterior.
Ao divulgar os resultados da companhia em Hong Kong, o diretor Li Shaode disse que já esperava uma maior flutuação do mercado de recipientes no segundo semestre. No entanto, apenas a performance geral da CSCL no terceiro trimestre foi acima da média do primeiro semestre, devido à alta temporada.
Apesar da perspectiva positiva, o executivo advertiu que o panorama para o quarto trimestre ainda é incerto, levando em conta a instabilidade econômica nos EUA e Europa.
Segundo Li, a companhia remanejou quatro porta-contêineres com capacidade nominal de 4.250 Teus para as rotas domésticas para internacionais, aproveitando o ressurgimento da China no panorama do comércio exterior; mas a tonelagem poderia ser reajustada entre os trades internacional e doméstico no quarto trimestre, caso a economia ocidental desacelere.
O diretor administrativo da CSCL, Huang Xiao Wen, disse que a empresa receberá seis embarcações de 14 mil Teus e três de 4.700 Teus no próximo ano. Além disso, também retornará oito porta-contêineres por término de contrato, totalizando 20 mil Teus entre 2010 e 2011. Outros sete navios, compreendendo 51.700 Teus, serão recebidos pela companhia em 2012.
As aquisições futuras somadas ao retorno de tonelagem fretada e demolição de embarcações obsoletas renderiam à companhia chinesa uma capacidade total de 567.970 Teus para o final de 2012, de acordo com Li.