unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 16/02/11

Cuba terá hub terminal para transbordos

O Porto de Mariel (Cuba) terá um novo terminal de contêineres para transbordo de cargas asiáticas. A instalação na região oeste de Havana será construída pela companhia brasileira Odebrecht, que conta com a ajuda de um empréstimo de US$ 300 milhões do governo do Brasil.

De acordo com o vice-presidente de planejamento e marketing da Autoridade do Canal do Panamá, Rodolfo Sabonge, o terminal passará a receberá cargas da Ásia após as obras de expansão do Canal do Panamá, com término previsto para 2014.

Sabonge diz que Cuba mudou a legislação que proíbe o investimento estrangeiro privado para permitir a construção da instalação, que será operada pela PSA International, de Cingapura.

A primeira fase de obras no Porto de Mariel inclui um cais e plataforma logística para a exploração de petróleo offshore. A segunda fase inclui um novo terminal de contêineres para competir com os atuais centros conteinerizados do Caribe em Kingston (Jamaica), Caucedo (República Dominicana) e Freeport (Bahamas), para transbordo de equipamentos com destino aos complexos poruários da costa leste da América do Norte e Sul – exceto nos EUA, que ainda mantém embargos comerciais com Cuba.

A instalação se tornará um centro importante para transbordo de carga de e para os EUA, quando o embargo chegar ao fim, afirma Sabonge. O executivo ainda afirmou que os hubs em Cólon (extremo norte do Canal) estão longe dos portos do Golfo dos EUA para fornecer transbordos, fazendo com que os complexos americanos sejam melhor servidos por instalações no Caribe.