Porto chinês deve continuar a procurar jeitos de receber os maiores navios da companhia brasileira.
O Porto Dalian, na China, decidiu agora aprimorar a cooperação com a Vale dois meses antes de se tornar o primeiro terminal portuário chinês a receber os navios gigantes da empresa brasileira, apesar de o ministro dos transportes da China ter proibido a entrada de navios com mais de 350.000 dwt nos portos do país.
Segundo publicação oficial do Porto Dalian, o terminal deve procurar maneiras de aceitar os navios da Vale, apesar da proibição do governo: “O Porto Dalian remodelou seus berços de 300.000 dwt e seus armazéns para minério de ferro, então podemos satisfazer as requisições no que diz respeito ao recebimento de grandes navios. Esperamos que o Porto de Dalian e a Vale possam cooperar e proporcionar um benefício mútuo”, diz a publicação.
José Martins, diretor executivo da Vale, esteve no Porto de Dalian na última semana e afirmou que os dois lados devem “trabalhar juntos mais vezes para proporcionar benefícios mútuos”.
A parceria entre Dalian e a Vale vem desde 2008, quando as duas companhias concordaram em dobrar o volume de embarques de minério de ferro do porto .
O ministro dos Transportes da China afirmou, em janeiro, que as autoridades portuárias não têm permissão para tomar suas próprias decisões sobre receber ou não os grandes navios que excedem a capacidade nominal dos berços, devido à questões de segurança.