unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 01/11/23

Damen desenvolve navio de serviço totalmente elétrico para parques eólicos offshore

O estaleiro holandês Damen desenvolve uma nova classe de embarcação de apoio eólico offshore, baseada no Service Operations Vessel (SOV), de SOV E. Será a primeira grande embarcação offshore a operar integralmente por eletricidade. O projeto tem como objetivo proporcionar emissão zero a parques eólicos.

O SOV elétrico destina-se a operações em parques eólicos e será equipado com capacidades de carregamento que permitirão o acesso à eletricidade de turbinas e subestações offshore. O funcionamento será semelhante à forma como os carros elétricos carregam hoje.

Atualmente, os parques eólicos utilizam embarcações de operações de serviço (SOVs), que funcionam como armazéns, oficinas, transporte e acomodação para todos os técnicos a bordo. Nas áreas onde a energia verde é gerada, estes SOVs emitem CO2.

Para o sucesso do conceito SOV E, o Damen propõe alto nível de integração entre operadores de parques eólicos, proprietários de embarcações e projetistas. O objetivo é criar uma embarcação que possa não só permanecer em parques eólicos por longos períodos de tempo, mas também aproveitar ao máximo a energia limpa disponível localmente para reduzir as emissões a praticamente zero.

A premissa ao SOV E em um navio livre de emissões é que a embarcação recarregue as baterias uma vez por dia. Segundo o Damen, isto é viável devido à natureza do seu perfil operacional — de um modo geral, o navio transporta técnicos para as turbinas eólicas e depois fica nas proximidades até chegar a hora do embarque. A estimativa é que tenha um tempo de inatividade a cada período de 24 horas, que poderá ser utilizado para recarregar as baterias, utilizando parte da energia gerada pelo parque eólico.

Embora o SOV E seja capaz de navegar totalmente eletricamente, ele será equipado com geradores a diesel como reserva.

A conexão entre a embarcação e a turbina ou subestação offshore é parte crucial do projeto. O Damen trabalha para garantir que a conexão do carregador seja segura em todas as condições climáticas.

Também estão sendo realizadas pesquisas para garantir que uma liberação de emergência esteja disponível no caso de ser necessária uma evacuação imediata.

Atualmente, a divisão de pesquisa e desenvolvimento do Damen realiza estudos para garantir a viabilidade técnica e financeira.

 O Damen revela que os custos operacionais do SOV E serão substancialmente inferiores aos de um SOV convencional, tendo em conta o preço do combustível e o preço por tonelada de CO2. Vários cenários foram avaliados, todos produzindo resultados de negócios positivos. À medida que o custo das emissões de CO2 continua a aumentar, as perspectivas financeiras tornam-se ainda mais promissoras.

Fonte: Revista Portos e Navios