Objetivo é trocar experiências e promover investimentos nas ZPE brasileiras.
A delegação sul coreana, que fica no Brasil até 17 de julho para conhecer o modelo de ZPEs (Zonas de Processamento de Exportação) que está sendo implementado no país, deu início à sua visita nesta terça-feira.
Pela manhí, os técnicos participaram de um seminário, no MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), em Brasília, onde conheceram detalhes da legislação brasileira de ZPE e do funcionamento do CZPE (Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação), composto por representantes de seis ministérios e presidido pelo MDIC.
Gustavo Fontenele e Silva, secretário-executivo do CZPE, apresentou as informações e esclareceu dúvidas sobre a criação e implantação das ZPE no Brasil.
Os técnicos também obtiveram dados sobre as ZPE que serão visitadas pelo grupo: “A troca de experiências é importante tendo em vista a experiência de sucesso dos modelos sul coreanos de promoção de exportações e atração de investimentos para as Zonas Econômicas Especiais” ressaltou o secretário-executivo.
A delegação é formada por técnicos do Instituto Coreano para o Desenvolvimento (Korea Development Institute – KDI), e do Instituto para Economia Industrial e Comércio (Korea Institute for Industrial Economics and Trade – KIET), além de representantes de três universidades da Coreia do Sul: Dongguk University; Hankuk University of Foreign Studies; e Dong-A University.