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Clippings - 30/03/11

Demanda por multipropósitos superará contêineres e graneleiros

O setor de embarcações multipropósito, em particular o de cargas de projeto, vem experimentado uma recuperação prolongada da recessão global devido ao tempo de inoperação na maior parte da demanda do setor, de acordo com novo relatório realizado pela Drewry Maritime Research.

Os trabalhos de reconstrução pós-tsunami no Japão devem prover um aumento maior à demanda, de acordo com a companhia. A autora do relatório, Susan Oatway, afirma que as coisas estão indo em uma direção positiva com expectativa de crescimento da demanda efetiva para a frota multifuncional de em média 7% ao ano até 2015, um ritmo maior que os setores de contêineres e granel, enfatizou.

Segundo a empresa, o afretamento de uma embarcação multiuso entre 15.000 dwt e 20.000 dwt, em um perãodo anual, custará mais de US$ 12.000 por dia até 2013, comparando-se com a média de US$ 8.000 por dia em 2009. Para um embarcação menor, entre 5.000 dwt e 7.500, tem taxa de US$ 6.000 por dia, um aumento considerável em compração com os US$ 4.000 de 2009.

Oatway diz que um movimento tenaz da frota de contêineres e carga a granel verá os 3.000 navios multifuncionais encararem a competição crescente a partir de meados de 2013. Taxas subiram no ano passado e há um bom crescimento na demanda para o futuro, enquanto o fornecimento por tonelagem está sob controle. Nessa base, o mercado deve, aos poucos, melhorar. O problema é que será crescentemente apertado pelos setores de contairneres e carga a granel, o que limita o market share. Esse é o único fato que pode destruir todo o otimismo, atentou ela.

Até 2013, as entregas de navios de carga a granel incitarão os proprietários a buscarem market share do mercado de cargas em geral. Quando o mercado está bom, os navios a granel se focam em produtos de madeira, fertilizantes e aço, mas quando o mercado retrai eles buscam cargas em geral, enfatiza Susan Oatway. Ainda segundo o relatório, o setor de containeres já começou a se posicionar para cargas de projeto. A Maersk, por exemplo, oferece uma frota de porta-contêineres sem topo e flat racks permitindo carregamento de carga de projeto no que normalmente iria em um navio multifuncional de alta especificação: A Maersk é a única a fazer isso até agora, mas se funcionar para eles, então o resto irá entrar nesse market share, afirmou a especialista.

Eventos recentes evolvendo Beluga, na qual três subsidiárias entraram com pedidos de falência, geraram preocupações, mas a Drewry diz que é importante lembrar que essa situação é própria daquela companhia e não uma manifestação das condições de comércio.

Susan Oatway destaca: Os navios que a Beluga contratou na base de frete serão provavelmente devolvidos ao mercado. Mas os níveis de demanda são tais que esses navios serão procurados e espera-se que sejam utilizados por outros operadores.

A carteira de encomendas global de multifuncionais atingiu 28% da frota atual, comparado com aproximadamente 50% do setor de carga a granel. Embora a média geral da frota de multifuncionais seja de 16 anos, a média por navios maiores entre 15.000 tn e 25.000 tn é mais próxima de 20 anos.

A carteira de encomendas atual do mercado, com viés para maiores capacidades de transporte, indica que os proprietários estão buscando um nicho de mercado onde eles possam oferecer serviços especializados baseados na demanda de carga de projeto.

Os navios que estão sendo construídos tendem a aumentar a média de tonelagem da frota, mas mais importante é o aumento da capacidade de transporte. Então, os navios são muito mais aptos a contêineres e muito mais orientados a carga de projetos, além de serem um pouco maiores. A ameaça competitiva é a maior preocupação para o setor de multifuncionais, mas, reagindo de forma inovadora é um jeito de as transportadoras se capitalizarem nas condições de mercado, ressaltou Oatway.