unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 22/08/24

Demanda por petróleo continuará crescente até o final da década, estima o MME e a EPE

O Caderno de Preços Internacionais do Petróleo e seus Derivados, que faz parte do PDE 2034, prevê uma trajetória de estabilidade relativamente moderada nos preços do petróleo, com média prevista de US$ 84 por barril até 2025

FPSO Anita Garibaldi na Bacia de Santos (Foto: Agência Petrobras)

Demanda por petróleo continuará crescente até o final da década, estima o MME e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) no Caderno de Preços Internacionais do Petróleo e seus Derivados, parte integrante do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2034, publicado nesta quarta-feira (21). No entanto, no longo prazo, a indústria mundial do petróleo, sobretudo produtores independentes, necessitará se adaptar a uma eventual realidade de aumento da carga tributária e menores opções de financiamento.

(Fonte: Caderno de Preços de Derivados de Petróleo e seus Derivados do PDE 2034)

No estudo, fica evidenciada uma trajetória de estabilidade relativamente moderada nos preços do petróleo, com média prevista de US$ 84 por barril até 2025. Essa projeção ocorre em meio a tensões geopolíticas que incluem conflitos como a guerra na Ucrânia e tensões no Oriente Médio, além de impactos de sanções que afetam a produção de países como a Rússia. Os especialistas da EPE alertam que, apesar do crescimento da produção não-Opep, a Opep+ continuará a exercer influência significativa sobre o mercado.

O caderno mostra ainda que a demanda global por derivados de petróleo deve seguir firme devido ao crescimento global no curto prazo, havendo impactos da transição energética nos derivados de formas distintas no longo prazo. A demanda por gasolina deve começar a declinar, enquanto a de óleo diesel ainda tende a crescer, especialmente pela dificuldade de viabilizar investimentos em segmentos de difícil descarbonização e tecnologias e fontes alternativas em países em desenvolvimento.

(Nota: Considerou-se as cotações Ultra-low sulfur diesel spot FOB U.S. Gulf Coast e Gasoline regular spot FOB U.S. Gulf Coast como referências para o óleo diesel 10 ppm e a gasolina, respectivamente. Fonte: Caderno de Preços de Derivados de Petróleo e seus Derivados do PDE 2034)

O estudo também destaca que a demanda por petróleo se recuperou significativamente após a pandemia, com um crescimento de 2,6% em relação ao ano anterior, somando 100,2 milhões de bpd. O Oriente Médio é responsável por 41% das exportações de petróleo, um dado crucial em um contexto de flutuações políticas e econômicas globais.

Fonte: Brasil Energia