
Apesar do aumento de 30% nos preços da sucata, a venda de navios para demolição foi reduzido nos últimos 60 dias, enquanto as operadoras se apropriam de todos os navios de contêineres que encontram.
As altas taxas de fretamento explicam o motivo pelo qual os proprietários de porta-contêineres se mantêm longe do cenário de demolição”, relata a consultora Alphaliner.
Apesar de os compradores de sucata oferecerem cerca de US$ 600 por ldt — valor que os armadores muito pressionados teriam aproveitado um ano atrás, principalmente por seus navios antigos e pouco econômicos —, eles agora estão recebendo ofertas surpreendentes de transportadoras por seus navios, muitas vezes mais altas do que poderiam alcançar no mercado de demolição.
A Alphaliner identificou apenas 15 navios porta-contêineres despachados para os pátios de reciclagem nos primeiros seis meses do ano. No primeiro semestre de 2020, foram 56 navios.
A consultoria estima que no segundo semestre o cenário se mantenha.
Fonte: Revista Portos e Navios