A presidente Dilma Rousseff assinou na terça-feira, em Araçatuba (SP), a liberação de R$ 1,5 bilhão para obras de modernização da hidrovia Tietê-Paraná. Do valor total liberado, R$ 900 milhões são do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento). O objetivo do projeto, realizado em conjunto com o governo paulista, é acabar com gargalos logísticos na hidrovia. Estão previstas a construção de uma barragem, em Santa Maria da Serra (SP), na região de Piracicaba, a ampliação e substituição de pontes, além de melhorias nas eclusas e a dragagem de canais.
O anúncio foi feito durante o lançamento da pedra fundamental do estaleiro Rio Tietê, que começará a operar em 2012 e vai construir 80 barcaças e 20 empurradores para o Promef Hidrovia, vertente do (Promef) Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro. O programa é um marco na logística de etanol no Brasil, com o uso em larga escala da Hidrovia Tietê-Paraná para o escoamento da produção do Centro Oeste e Sudeste do País.
Os investimentos contam com US$ 240 milhões da Transpetro e mais R$ 150 milhões do setor privado para o transporte de quatro bilhões de litros de etanol por ano. De acordo com a presidente, o projeto proporcionará a interiorização da indústria naval, que antes vivia somente nas regiões banhadas pelo mar. O que fazemos aqui é revolucionário: estamos localizando a indústria naval na beira do rio, afirmou ela.
Além do Rio Tietê, o Promef já viabilizou a implantação dos estaleiros Atlântico Sul (EAS) e Promar, em Pernambuco, e Superpesa, no Rio. A Transpetro contratou 41 navios para transporte de petróleo e derivados, com investimento total de R$ 9,6 bilhões. Outros oito navios estão em fase final de licitação.
De acordo com informações da Transpetro, as barcaças e empurradores construídos pelo Estaleiro Rio Tietê formarão 20 comboios, com capacidade de transporte de 7,6 milhões de litros cada. O transporte hidroviário emite um quarto do gás carbônico e consome vinte vezes menos combustível do que o utilizado pelo transporte rodoviário para uma mesma carga e distância.
A companhia ainda afirma que cada comboio, formado por quatro barcaças e um empurrador, tem a mesma capacidade de carga de 172 carretas ou de 86 vagões ferroviários. E que o projeto das embarcações permite também o transporte de derivados de petróleo, melhorando a logística de abastecimento do Centro Oeste. O presidente da Transpetro, Sérgio Machado, declarou que o Promef Hidrovia terá uma frota de empurradores e barcaças de última geração.Os comboios vão contribuir para levar combustível mais barato para as novas fronteiras econômicas do Brasil e trazer o etanol de forma mais competitiva e menos poluente, completou.
As embarcações, que serão entregues a partir de 2012, iniciarão as operações em 2013. E, quando estiverem em operação plena, em 2015, os comboios substituirão o equivalente a 80 mil viagens de caminhão por ano. O lançamento contou com a presença da presidente Dilma e de outras autoridades, como o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.