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Clippings - 08/05/12

Diretor aposta em conjunto de ações para revitalizar cabotagem e otimizar transporte por hidrovias

“Temos de gerar uma logística que agregue confiança, com hidrovias com calado, sinalização. Precisamos quebrar os obstáculos que existem nos rios brasileiros, como algumas barragens que cortam o fluxo dos rios, mais eclusas, para transpor estas barragens. É um conjunto de ações que visam trazer a carga para uma barcaça de uma hidrovia”. A afirmação é do diretor da Antaq (Agência Nacional de Transporte Aquaviários), Thiago Pereira, que crê que, somente desta forma, o dono da carga passa a ter confiança que ele pode movimentar sua mercadoria através da navegação interior.

De acordo com ele, somente com um conjunto de ações é possível tornar o transporte por hidrovias uma realidade no País. Ele lembra, ainda, a importância da cabotagem para a matriz de transportes brasileira, tanto é que o governo já conta comum programa, que está em desenvolvimento, e visa revitalizá-la com parâmetros e ações. “O Ministério dos Transportes chamou pra si este programa de incentivo à cabotagem, que ainda está em um momento de formulação de políticas”, diz.

“A grande meta é a que está prevista no PNLT (Plano Nacional de Logística de Transportes) , que prevê que, em 2025, a gente conte com uma rede de transportes linear, o que inclui o uso racional de hidrovias, cabotagem, navegação de longo curso, ferrovias e rodovias. Para chegar neste realidade temos de evoluir gradativamente e eu acredito que estamos no caminho certo, pois o governo federal tem destinado mais recursos para o transporte, inclusive para as hidrovias que nunca receberam tanto apoio e atenção como estão obtendo atualmente”, conclui otimista.

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