Já foi aberto pelo DNIT o processo licitatório para a elaboração de estudos e projetos básicos de engenharia para a construção de outros cinco terminais hidroviários de passageiros no estado de Rondônia. As obras terão as mesmas características do terminal que está sendo construído em convênio com a Prefeitura no Cai Nágua, em Porto Velho.
Os novos terminais hidroviários já haviam sido anunciados há tempos pelo diretor do Departamento de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Miguel de Souza, em visita ao local da obra em Porto Velho. O Estado de Rondônia, segundo ele, é novamente beneficiado com recursos do PAC, que destina aos ribeirinhos o mesmo cuidado dedicado aos moradores das cidades.
Os terminais terão estrutura para oferecer todas as condições de conforto e segurança para os usuários. Com amplas instalações flutuantes em estrutura de aço para embarque e desembarque de passageiros, as obras terão restaurante, lanchonete, banheiros, guichês de venda de bilhetes e postos de fiscalização da Polícia Federal, Receita Federal; Vigilância Sanitária e Ibama.
Verdadeiras “rodoviárias” flutuantes, os terminais hidroviários são essenciais para os moradores das localidades situadas às margens dos rios e afluentes, que usam suas águas para transportar pessoas, mantimentos e gêneros de primeira necessidade. Nesse sentido, serão beneficiados os municípios de Guajará-mirim, Costa Marques, Pimenteiras, Cabixi e Machadinho.
O Edital de Licitação estão disponíveis no site www.dnit.gov.br e as visitas técnicas dos candidatos estão programadas para o perãodo de 21 a 31 de agosto. ( Com informações Portal Rondonia ao vivo)