unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 03/11/09

Draga para os portos do PR poderá vir da China

Duas empresas foram classificadas para participar da concorrência internacional como possíveis fornecedoras de uma draga que vai realizar os trabalhos nos canais de acesso dos portos do Paraná. As duas embarcações são chinesas e estão em Xangai e Lin Hai City. Os nomes das empresas ainda não foram divulgados nem o valor apresentado por elas.

Na primeira etapa da concorrência foram avaliados os critérios técnicos das embarcações como calado, capacidade volumétrica e de bombeamento, autonomia em operação, entre outros pontos. As empresas abriram mão de recursos.

A próxima fase é a vistoria das embarcações nos estaleiros de origem. Esse trabalho é realizado por uma sociedade classificadora – empresas ou entidades reconhecidas pela Marinha do Brasil para atuar na regularização, controle e certificação de embarcações em relação à segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e na prevenção da poluição ambiental. Ainda não há um prazo para a vistoria.

Depois que forem confirmadas as condições das dragas, a empresa ganhadora da concorrência terá 60 dias para entregar a embarcação no Porto de Paranaguá. A previsão é que a draga comece a operar só em 2010 e vai realizar apenas o serviço de dragagem de manutenção.
O ’’Projeto Draga do Paraná – Estudo de Viabilidade Econômica para a Aquisição’’ desenvolvido pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), mostrou que a draga teria que apresentar capacidade 5,5 mil metros cúbicos de cisterna, vida útil de 20 anos e capacidade de dragagem diária de 22 mil metros cúbicos.